Leia também:
X China pede para o Brasil “confiar” no Partido Comunista

Governo da Rússia ameaça bombardear navios britânicos

Alerta vale para embarcações que invadirem suas águas territoriais

Pleno.News - 24/06/2021 16h08 | atualizado em 24/06/2021 16h39

bandeira-da-russia-no-céu-azul
Rússia ameaça bombardear navios britânicos que invadirem suas águas territoriais Foto: Hrustall | Unsplash

O governo da Rússia convocou o embaixador do Reino Unido no país para protestar contra o incidente militar entre um navio de guerra britânico e caças russos no Mar Negro, na quarta-feira (23). Segundo a chancelaria russa, as ações do navio britânico foram perigosas e provocativas e, caso se repitam, podem ser retaliadas por via política, diplomática e até militar.

– Se isso ocorrer novamente, o Reino Unido será totalmente responsável pelas consequências – disse a chancelaria russa em nota, segundo a agência estatal RIA.

Na quarta-feira, aviões de guerra russos dispararam contra o destróier HMS Defender, depois de a embarcação supostamente ter entrado em águas territoriais russas próximas à Crimeia, anexada à Ucrânia em 2014. O Reino Unido nega o relato russo.

Mais tarde, o vice-chanceler russo, Sergei Ryabkov, subiu o tom em relação à nota da chancelaria e prometeu proteger as fronteiras russas a qualquer custo.

– A inviolabilidade do território russo é imperativa e será defendida por todos os meios, políticos, diplomáticos e até mesmo militares. Apelaremos à razão, [ao] exigir respeito à lei internacional. Se isso não ajudar, podemos bombardear não só o trajeto (do navio), mas o próprio alvo, se os colegas britânicos não entenderem [por] outros meios. Nenhuma opção estará fora da mesa – disse o vice-chanceler.

Segundo o comunicado do Ministério da Defesa russo, citado pela agência Interfax, o HMS Defender cruzou a fronteira russa na manhã da última terça, na área de Cape Fiolent, localizada ao sul da Crimeia.

– O destróier foi avisado com antecedência de que armas seriam disparadas em caso de violação da fronteira do Estado russo. Eles desobedeceram ao alerta.

*AE

Leia também1 Rússia reivindica ataque a navio britânico, mas Reino Unido nega
2 Vacina contra a Covid-19 chega também para os pets na Rússia
3 PRF prende biólogo russo por tráfico de animais silvestres
4 Putin nega ataque hacker aos EUA e deixa Biden insatisfeito
5 Última coisa que Putin quer é uma nova Guerra fria, diz Biden

Siga-nos nas nossas redes!
WhatsApp
Entre e receba as notícias do dia
Entrar no Canal
Telegram Entre e receba as notícias do dia Entrar no Grupo
O autor da mensagem, e não o Pleno.News, é o responsável pelo comentário.