Leia também:
X Integrantes do PCC se rebelam em prisão do Paraguai

Robert Mugabe, ex-ditador do Zimbábue, morre aos 95 anos

Político morreu em Singapura onde recebia tratamento médico

Paulo Moura - 06/09/2019 07h31 | atualizado em 06/09/2019 07h38

Mugabe morreu em Singapura aos 95 anos Foto: EFE/EPA/STR

Robert Mugabe, ex-ditador do Zimbábue, morreu nesta sexta-feira (6) aos 95 anos, em um hospital em Singapura, onde recebia tratamento médico há cinco meses. A causa da morte não foi divulgada.

O atual presidente do Zimbábue, Emmerson Mnangagwa, anunciou a morte do ex-presidente. Mugabe, que governou o país africano entre 1980 e 2017, estava com a saúde debilitada e já não era capaz de andar. Mugabe nasceu em 21 de fevereiro de 1924. Na década de 70, liderou uma campanha de guerrilha contra o governo da ex-colônia britânica.

Em 1979, a primeira-ministra britânica, Margaret Thatcher, reconheceu oficialmente a independência da Rodésia, como era chamado o Zimbábue. No ano seguinte, Mugabe foi eleito primeiro-ministro. No início de seu mandato, ele conseguiu unir a população, através de uma política de reconciliação racial. Porém, no poder, Mugabe surgiu como um autocrata, que levou a economia do Zimbábue à ruína. Seus últimos anos de governo foram marcados por violações de direitos e corrupção.

Em novembro de 2017, Mugabe foi forçado a renunciar após perder o apoio da União Nacional Africana do Zimbabué – Frente Patriótica (Zanu-PF) e sofrer um golpe militar.

Leia também1 Paulo Guedes sobre esposa de Macron: "Ela é feia mesmo"
2 Bolsonaro ataca comissária da ONU: "Investe contra o Brasil"
3 Colômbia: Candidata é morta em suposto ataque das Farc

Siga-nos nas nossas redes!
WhatsApp
Entre e receba as notícias do dia
Entrar no Canal
Telegram Entre e receba as notícias do dia Entrar no Grupo
O autor da mensagem, e não o Pleno.News, é o responsável pelo comentário.