Leia também:
X China: Xi assume 3º mandato, expurga rivais e amplia poder

Rishi Sunak é o novo primeiro-ministro do Reino Unido

Premiê foi o segundo colocado na disputa que elegeu Liz Truss

Pleno.News - 24/10/2022 10h46 | atualizado em 24/10/2022 11h13

Rishi Sunak é o novo premiê do Reino Unido Foto: EFE/EPA/NEIL HALL

O ex-ministro de Finanças do Reino Unido Rishi Sunak assumirá o cargo de primeiro-ministro do país, após a sua adversária Penny Mordaunt anunciar que se retirou da disputa na manhã desta segunda-feira (24). A notícia vem após relatos da imprensa britânica sugerirem que Sunak tinha apoio de mais da metade dos parlamentares do Partido Conservador britânico, o que abriu caminho para que ele suceda Liz Truss no cargo de premiê.

– Escolhemos o nosso novo primeiro-ministro. A decisão é histórica e mostra, mais uma vez, a diversidade e o talento de nosso partido. Rishi tem meu pleno apoio – disse Mordaunt, em comunicado divulgado nas suas redes sociais.

De acordo com ela, a eleição de Sunak reflete a “necessidade atual por certeza” entre os membros do Partido Conservador. A escolha pelo ex-ministro ocorreu menos de uma semana após a atual premiê, Liz Truss, anunciar sua renúncia depois de apenas 44 dias no cargo.

Rishi Sunak torna-se a primeira pessoa vinda de uma família de imigrantes a ocupar o cargo. Ele foi o único deputado conservador a alcançar mais de 100 declarações de apoio no Parlamento, elegendo-se sem a necessidade de uma votação aberta entre os filiados do Partido Conservador.

O caminho de Sunak até o Número 10 de Downing Street ficou praticamente livre após o anúncio de Boris Johnson no último domingo (23), de que não concorreria ao cargo.

O ex-premiê (e ex-chefe) do novo primeiro-ministro era a principal ameaça a Sunak, pois além de apoio no Parlamento, Johnson é uma figura mais popular entre os filiados do Partido, segundo pesquisas de opinião recentes realizadas pelo país.

*AE

Leia também1 China: Xi assume 3º mandato, expurga rivais e amplia poder
2 CEO da Gettr comenta ação do TSE: "Fora de controle"
3 Venezuela fechou 15 rádios na última semana, diz sindicato
4 iFood anuncia fim das operações na Colômbia
5 Fotos! Confira quem participou da super live de Bolsonaro

Siga-nos nas nossas redes!
WhatsApp
Entre e receba as notícias do dia
Entrar no Canal
Telegram Entre e receba as notícias do dia Entrar no Grupo
O autor da mensagem, e não o Pleno.News, é o responsável pelo comentário.