Leia também:
X Fox quer impedir Tucker Carlson de estrelar programa no Twitter

Revista francesa: “Magia” de Lula acabou após Maduro e Zelensky

Publicação fez críticas ao petista por recepção dada ao ditador venezuelano e por ignorar líder ucraniano

Paulo Moura - 09/06/2023 07h44 | atualizado em 09/06/2023 12h41

Lula recebe Maduro com honras no Brasil Foto: EFE/Andre Borges

A revista semanal francesa L’Express fez críticas ao presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) na edição desta semana após os episódios recentes do chefe do Executivo brasileiro envolvendo o ditador venezuelano Nicolás Maduro e o presidente ucraniano Volodymyr Zelensky. Logo no título da análise, a publicação escreveu que “a magia” do petista “não funciona mais”.

No texto, o veículo diz que a diplomacia do Brasil sempre teve “grande prestígio devido ao seu profissionalismo e a uma reconhecida tradição de pragmatismo”, mas que hoje a “magia” não funciona mais em razão da postura de Lula na política internacional. A revista lembrou que o petista foi o único que, durante a Cúpula do G7 no Japão, não se levantou para cumprimentar Zelensky.

– Pouco antes [da Cúpula], em abril, ele [Lula] havia declarado na China que os Estados Unidos deveriam “parar de encorajar a guerra” entregando armas a Kiev. No processo, Lula recebeu com honras o ministro das Relações Exteriores da Rússia, Sergei Lavrov, em Brasília – destacou a publicação.

A revista também destacou a recepção dada ao ditador venezuelano Nicolás Maduro por Lula, que classificou como “narrativa” as acusações de autoritarismo contra Maduro. A publicação reconheceu que o petróleo do país vizinho exige pragmatismo do Brasil, mas rechaçou o tratamento dado por Lula ao político, que é apontado como o responsável pelo êxodo de venezuelanos.

– Uma coisa é a arte da realpolitik [termo em alemão para política realista]; outra é se tornar o “dir’com” [diretor de comunicação] de um chefe de Estado que atirou em milhares de estudantes, matou centenas e prendeu outros tantos oponentes (…). Em suma, Lula não é mais Lula – finaliza o texto.

Ver essa foto no Instagram

Uma publicação compartilhada por Pleno.News (@plenonews)

Leia também1 Mendonça sobre Zanin: “Grande jurista” e “pessoa do bem”
2 Vídeo: Cantor brasileiro é abordado pela polícia em Paris
3 Band vai tirar programa de Milton Neves do ar, diz colunista
4 Dino pedirá ação contra racismo sofrido por atletas na Argentina
5 Anvisa revoga ações preventivas aplicadas a produtos da Fugini

Siga-nos nas nossas redes!
WhatsApp
Entre e receba as notícias do dia
Entrar no Canal
Telegram Entre e receba as notícias do dia Entrar no Grupo
O autor da mensagem, e não o Pleno.News, é o responsável pelo comentário.