Reino Unido, Canadá e Holanda anunciam esforço contra Putin
Líderes participaram de entrevista coletiva, na segunda-feira
Pleno.News - 08/03/2022 10h56 | atualizado em 08/03/2022 11h13

Durante uma entrevista coletiva conjunta, nesta segunda-feira (7), os primeiros-ministros do Reino Unido, Canadá e Holanda deram declarações a respeito dos esforços para apoiar a Ucrânia. Boris Johnson, Justin Trudeau e Mark Rutte revelaram que estão unidos para ajudar o país nos âmbitos “econômico, financeiro e humanitário”. As informações são da CNN Brasil.
Os três líderes também falaram sobre temas como dependência do petróleo e gás natural russos e a necessidade de esforços globais para conter a invasão da Ucrânia por parte da Rússia.
Segundo Johnson, 175 milhões de libras estão sendo doadas à Ucrânia. A ajuda financeira britânica já soma 400 milhões de libras. Ele falou ainda sobre como seu país tem ajudado refugiados ucranianos.
– Nós estamos auxiliando países como Polônia, Bulgária, Romênia, França, para garantir que isso aconteça da melhor forma – disse Boris.
Já o canadense Justin Trudeau exaltou a união dos países do Ocidente contra o ataque de Vladimir Putin.
– Há algumas semanas, o que foi feito aqui seria inconcebível [as sanções] e nós vemos a força das democracias do mundo. Cento e quarenta e um países fizeram uma demonstração de apoio inédita. É uma questão de mostrar para Putin que não pode pegar 75 anos de paz e estabilidade, ir contra seus princípios e ainda assim ter os benefícios que advêm dessa estabilidade – afirmou o premiê canadense.
Leia também1 Secretário-geral da Otan: 'Rússia está em total isolamento'
2 EUA detectam obras em base nuclear da Coreia do Norte
3 Ucrânia diz que mais de 12 mil soldados russos já morreram
4 ONU diz que mais de 2 milhões de pessoas fugiram da Ucrânia
5 EUA determinam o envio de mais 500 soldados para a Europa