Leia também:
X Rússia afirma que atentado foi cometido por cidadã ucraniana

Quem é o mentor de Putin que perdeu a filha em atentado

Alexander Dugin é defensor da conquista da Ucrânia e fala português

Pleno.News - 22/08/2022 12h44 | atualizado em 22/08/2022 14h13

Filósofo Alexander Dugin Foto: Reprodução/YouTube 60 Minutes

Um dos ideólogos mais influentes na política do Kremlin nos últimos anos, o filósofo Alexander Dugin, de 60 anos, é um nacionalista russo de direita apontado como um dos mentores da Guerra na Ucrânia. Às vezes chamado de “filósofo de Putin”, ele tem sido um dos principais defensores da conquista da Ucrânia.

O ideólogo, que se apresenta como autodidata, é criador da chamada Quarta Teoria Política, em que defende uma alternativa às três ideologias que dominaram o século 20: liberalismo, comunismo e fascismo.

Na noite de sábado (20), Darya Dugina, filha do filósofo, foi alvo de uma explosão nos arredores de Moscou, segundo meios de comunicação russos, ucranianos e italianos. Daria, de 29 anos, morreu no local. O Comitê de Investigação russo abriu uma investigação criminal por homicídio.

Darya Duguina foi morta Foto: Reprodução

Dugin por muitos anos foi considerado um ultranacionalista periférico na Rússia, mas nos últimos anos se aproximou do mainstream político. O presidente Vladimir Putin ecoou sua filosofia quando declarou o início de sua invasão da Ucrânia em 24 de fevereiro. A Rússia, disse Putin na época, estava lutando contra um “império de mentiras” liderado pelos americanos.

Originalmente um dissidente anticomunista, Dugin se concentrou nos últimos anos em influenciar o Kremlin e promove uma visão de uma Rússia ressurgente cujo principal inimigo é um mundo “atlântico” liderado pelos Estados Unidos.

Seu pensamento se baseia em ideias de “eurasianismo”, de que a Rússia é uma civilização distinta que deve forjar um estado continental nos moldes de seu antigo império, mas sem a ideologia comunista da União Soviética.

Dugin chamou a revolta ucraniana de 2013 contra a liderança pró-russa do país de “golpe de estado dos Estados Unidos” destinado a impedir tal expansão.

– Somente depois de restaurar a Grande Rússia, que é a União Eurasiática, podemos nos tornar um ator global credível – disse ele.

Apoiado na ideia de que a civilização russa é uma sociedade euroasiática que deve lutar por seu papel de protagonismo como potência mundial, Dugin defendeu a invasão russa ao leste da Ucrânia – na região de Donbass em 2014, quando a Rússia também anexou a Península da Crimeia. Ele também é apontado como o ideólogo de uma série de políticas expansionistas promovidas por Vladimir Putin, como as operações russas no Cáucaso.

Com o argumento de que o principal ator da história é o povo, não um Estado, ele baseou toda a teoria do “eurasianismo”, a expansão da presença de Moscou para todas as regiões de influência histórica do povo russo, que serviu de base para a política de Putin. O reconhecimento de independência de minorias russas na Ucrânia é um exemplo de aplicação da teoria de Dugin.

Além da Rússia, Dugin também vem sendo utilizado como referencial teórico por grupos e movimentos da chamada “alt-right”, movimentos conservadores, populistas e nacionalistas, que ganharam espaço e representação política em todo o mundo nos últimos anos.

Dugin já veio duas vezes ao Brasil, fala português e fundou o Centro de Estudos da Multipolaridade, que estuda o conceito de que é preciso haver polos alternativos de poder no mundo para além do Ocidente – outro tema central dos estudos de Dugin.

Em abril deste ano, participou de videoconferência em evento organizado pelo Laboratório de Estudos de Defesa e Segurança Pública da Universidade do Estado do Rio de Janeiro.

*AE

Leia também1 Ucrânia nega atentado à filha de mentor de Putin em Moscou
2 Rússia afirma que atentado foi cometido por cidadã ucraniana
3 Ícone do rock russo é multado por criticar presidente Putin
4 Papa revela "preocupação" com prisão de bispo na Nicarágua
5 Pilotos dormem em voo e "esquecem" de pousar no destino final

Siga-nos nas nossas redes!
WhatsApp
Entre e receba as notícias do dia
Entrar no Canal
Telegram Entre e receba as notícias do dia Entrar no Grupo
O autor da mensagem, e não o Pleno.News, é o responsável pelo comentário.