Quem é J.D. Vance, novo vice-presidente dos Estados Unidos
Aos 39 anos de idade, ele se tornou o segundo vice mais jovem na história do país
Pleno.News - 06/11/2024 15h51 | atualizado em 06/11/2024 18h24
O senador republicano J.D. Vance foi eleito o novo vice-presidente dos Estados Unidos, na chapa de Donald Trump. Ele tem 39 anos de idade e se tornou o segundo vice mais jovem a assumir o cargo na história do país, visto que o primeiro foi John C. Breckinridge, eleito em 1825 aos 36 anos.
Vance alcançou fama nacional, em 2016, com a publicação de sua autobiografia de sucesso Hillbilly Elegy (Era uma vez um sonho, na edição em português) na qual narra uma infância marcada pela luta de sua mãe contra o vício e oferece uma explicação sobre o apoio a Trump entre a classe trabalhadora americana.
Nascido em Middletown, Ohio, foi eleito senador pelo estado em 2020.
Além de seu cargo de político e de ser escritor, J. D. é empresário.
Em suas redes sociais, Vance se descreve como cristão, marido, pai e senador de Ohio. A esposa dele é a advogada indo-americana Usha Chilukuri Vance. O casal tem três filhos.
Ainda novo, Vance entrou para a marinha americana e serviu na guerra do Iraque. Depois, ele obteve diplomas da Ohio State University e da Yale Law School.
O político criou uma instituição de caridade antiopioides e também já participou de circuitos de palestras como convidado favorito nos jantares do Partido Republicano. Ele foi eleito para um cargo público pela primeira vez em 2022.
Segundo o presidente da Heritage Foundation, Kevin Roberts, Vance é uma voz líder para o movimento conservador em questões importantes.
O candidato a vice de Trump é contra o aborto. Ele também defende uma política de imigração mais rígida e se posiciona pró-Israel.
Leia também1 Cofundador do Black Lives Matter declarou voto em Trump
2 Analista da GloboNews diz que Trump eleito é “desmoralização"
3 Deputada que se opôs a Moraes, Maria Salazar é reeleita nos EUA
4 EUA: Partido de Donald Trump alcança maioria no Senado
5 Saiba o que Hamas e Hezbollah disseram sobre vitória de Trump