Leia também:
X Trump chama de “fraude total” investigação sobre Capitólio

Putin sobre armas nucleares: “Usaremos, se necessário”

Presidente russo deu declarações no Fórum Econômico Internacional de São Petersburgo

Pleno.News - 18/06/2022 09h03 | atualizado em 18/06/2022 11h09

Presidente da Rússia, Vladimir Putin Fotos: EFE/EPA/ALEXANDER VILF / POOL; EFE/EPA/VLADIMIR ASTAPKOVICH / SPUTNIK / POOL; EFE/EPA/RAMIL SITDIKOV / SPUTNIK POOL

Nesta sexta-feira (17), o presidente russo, Vladimir Putin, afirmou que seu país não ameaça ninguém. De acordo com ele, a Rússia só recorrerá a armas nucleares “se [for] necessário”, para defender sua soberania.

– Não somos uma ameaça, mas todos devem saber o que temos e o que usaremos se necessário para a defesa de nossa soberania – falou.

As declarações foram dadas no Fórum Econômico Internacional de São Petersburgo.

Putin considerou “irresponsáveis” os comentários de altos funcionários ocidentais de que a Rússia ameaça o mundo com suas armas atômicas.

– Ouvimos esse tipo de retórica. Vamos ficar quietos? Respondemos como devemos. Assim que respondemos, eles se agarram a isso e dizem: a Rússia é uma ameaça – lamentou.

Sobre um possível confronto militar com o Ocidente, ele assegurou que os países ocidentais já declararam uma “guerra em grande escala” em países como Iraque, Líbia, Afeganistão e Iugoslávia.

Antes do início da atual campanha militar russa na Ucrânia, a Rússia acusou Kiev de tentar restabelecer seu potencial nuclear, do qual desistiu após a queda da União Soviética em troca de garantias de segurança.

Além disso, Moscou advertiu para uma possível implantação de armas nucleares na Finlândia e na Suécia, uma vez que ambos os países ingressem eventual e formalmente à aliança militar.

*EFE

Leia também1 Trump chama de "fraude total" investigação sobre Capitólio
2 Presidente de Portugal virá ao Brasil em julho
3 Rússia inaugura substituto do McDonald's, e russos fazem fila
4 Ucrânia diz que pode perder a guerra por falta de munição
5 Macron sinaliza visita à Ucrânia para levar mensagem de apoio

Siga-nos nas nossas redes!
WhatsApp
Entre e receba as notícias do dia
Entrar no Grupo
Telegram Entre e receba as notícias do dia Entrar no Grupo
O autor da mensagem, e não o Pleno.News, é o responsável pelo comentário.