Leia também:
X Coreia do Sul elege candidato conservador para presidente

Putin diz que Rússia é capaz de superar sanções ocidentais

Presidente russo deu declarações nesta quinta-feira

Pleno.News - 10/03/2022 13h45 | atualizado em 10/03/2022 14h37

Presidente da Rússia, Vladimir Putin Foto: EFE/EPA/ALEXEI DRUZHININ/SPUTNIK/KREMLIN / POOL

Nesta quinta-feira (10), o presidente da Rússia, Vladimir Putin, afirmou que seu país é capaz de superar as consequências das sanções internacionais. Ele disse ainda que está cumprindo o fornecimento de recursos energéticos para a Europa e outras partes do mundo.

Putin também declarou que a Rússia pode administrar os ativos das empresas estrangeiras que estão suspendendo ou deixando as operações no país em resposta à invasão da Ucrânia.

– Peço ao governo que não perca isso de vista, diante daqueles que vão fechar suas unidades de produção. Devemos agir aqui de forma decisiva. Portanto, como sugeriu o primeiro-ministro [Mikhail Mishustin], teremos que introduzir a gestão externa, e depois transferir essas empresas para aqueles que querem trabalhar. Existem instrumentos legais suficientes, instrumentos de mercado – falou.

O líder russo deu declarações durante uma reunião com membros do governo.

Por outro lado, Putin garantiu que a Rússia continua aberta para negócios com os investidores estrangeiros.

– Não vamos nos fechar a ninguém, estamos abertos a trabalhar com todos os nossos parceiros estrangeiros que desejarem. Os direitos dos investidores estrangeiros e colegas que permanecem na Rússia e trabalham na Rússia devem ser protegidos de forma confiável – afirmou.

Putin também ressaltou que a Rússia está cumprindo todas as suas obrigações em relação ao fornecimento de recursos energéticos para a Europa e outras partes do mundo, incluindo a própria Ucrânia.

– Sobre aqueles países que estão dando passos hostis em direção ao nosso país e à nossa economia, sabemos muito bem que eles estão chamando seus cidadãos para apertar o cinto, para usarem roupas mais quentes. E eles falam das sanções que nos impõem como motivo para a piora dessa situação. Tudo parece muito estranho, especialmente porque estamos cumprindo todas as nossas obrigações. Deixe-me enfatizar mais uma vez que estamos cumprindo todas as nossas obrigações no campo do fornecimento de energia – acrescentou.

O presidente russo mostrou confiança de que o país conseguirá superar, com a ajuda de outros parceiros, as dificuldades criadas pelas sanções ocidentais.

– Nós, juntamente com nossos parceiros que não reconhecem essas ações ilegais, certamente encontraremos uma solução para todos os problemas que eles estão tentando nos criar – declarou.

Ele ainda negou que a Rússia seja a culpada pelo aumento dos preços do petróleo nos Estados Unidos. E alegou que isso aconteceu devido à decisão do governo americano de parar de importar combustíveis russos.

Por fim, Putin ressaltou que os EUA estão tentando culpar a Rússia “por seus próprios erros”. Acrescentando que agora estão tentando comprar petróleo de países aos quais impôs sanções anteriormente, como Irã e Venezuela.

*EFE

Leia também1 Macron exige de Putin um cessar-fogo em conflito
2 Após convite de Zelensky, 'sniper letal' chega à Ucrânia
3 Globo boicota a Rússia e deixa de exportar novelas para o país
4 Putin está disposto a se reunir com Zelensky, diz chanceler
5 EUA fazem alerta para uso de armas químicas pela Rússia

Siga-nos nas nossas redes!
WhatsApp
Entre e receba as notícias do dia
Entrar no Canal
Telegram Entre e receba as notícias do dia Entrar no Grupo
O autor da mensagem, e não o Pleno.News, é o responsável pelo comentário.