Leia também:
X Biden: Evacuação de Cabul é uma das mais difíceis da história

Putin diz que países não devem opinar sobre Afeganistão

Presidente russo criticou 'imposição de valores de alheios'

Pierre Borges - 20/08/2021 15h41 | atualizado em 20/08/2021 15h52

Presidente da Rússia determinou o início da vacinação em massa no país Foto: EFE/EPA/Alexei Nikolsky

O presidente da Rússia, Vladimir Putin, afirmou nesta sexta-feira (20), em entrevista coletiva, que “a realidade política” é que o Talibã, que chamou de “movimento”, controla a maior parte do Afeganistão e que forças externas não devem impor suas opiniões sobre o país.

– O movimento Talibã hoje controla quase todo o território do país, incluindo a capital. Esta é a realidade política e é preciso partir dessas realidades, evitando o colapso do Estado afegão – disse Putin.

Ele afirmou que todas as experiências sociais e políticas que tentaram “impor formas incomuns de governo e de vida social” ao Afeganistão “só levaram à destruição do Estado e à degradação de seus sistemas políticos e sociais”.

– É preciso acabar com a política irresponsável de impor de fora os valores alheios, o desejo de construir a democracia de fora segundo os padrões alheios, sem considerar as peculiaridades históricas, culturais ou religiosas, ignorando totalmente as tradições em que outras pessoas vivem – continuou Putin.

O presidente russo ainda elogiou o Talibã por ter começado a “estabelecer a segurança pública para os residentes locais e as missões diplomáticas estrangeiras”. Putin reforçou que o Talibã anunciou o “fim das hostilidades”, mesmo com diversos relatos de violência pelo país.

– Em nossa opinião, é especialmente importante agora evitar a penetração de terroristas de todos os matizes no território de estados adjacentes ao Afeganistão, inclusive disfarçados de refugiados – declarou Putin.

Leia também1 Biden: Evacuação de Cabul é uma das mais difíceis da história
2 Família evangélica desaparecida é encontrada após 12 dias
3 Bolsonaro deve vetar "Fundão" de R$ 5,7 bilhões, diz colunista
4 Moeda de 1.500 anos que retrata crucificação de Jesus é achada
5 MP denuncia PM por torturar ex-governador Garotinho na cadeia

Siga-nos nas nossas redes!
WhatsApp
Entre e receba as notícias do dia
Entrar no Canal
Telegram Entre e receba as notícias do dia Entrar no Grupo
O autor da mensagem, e não o Pleno.News, é o responsável pelo comentário.