Leia também:
X Jovem brasileiro é considerado o melhor violinista do mundo

Putin concede cidadania russa a Edward Snowden, dos EUA

Ex-técnico da Agência Nacional de Segurança vazou documentos secretos em 2013

Pleno.News - 27/09/2022 14h20 | atualizado em 27/09/2022 16h03

Vladimir Putin e Edward Snowden Fotos: EFE/EPA/GAVRIIL GRIGOROV / SPUTNIK / KREMLIN // Reprodução:/YouTube CP24

O presidente Vladimir Putin concedeu a cidadania russa ao ex-funcionário de segurança dos Estados Unidos Edward Snowden, de acordo com um decreto assinado pelo líder russo nesta segunda-feira (26). Snowden é um dos 75 estrangeiros listados pelo decreto como tendo a cidadania russa concedida. O decreto foi publicado em um site oficial.

Putin tomou a decisão em virtude do ponto A do artigo 89 da Constituição da Rússia, que determina que cabe ao presidente outorgar a cidadania e conceder asilo político.

Snowden, de 39 anos, um ex-contratado da Agência de Segurança Nacional (NSA, na sigla em inglês) dos EUA, mora na Rússia desde 2013 para escapar de processos nos EUA depois de vazar documentos confidenciais detalhando programas de vigilância do governo. Ele recebeu residência permanente em 2020 e disse, na época, que planejava solicitar a cidadania russa, sem renunciar à americana.

Snowden, que manteve um perfil discreto na Rússia e ocasionalmente criticou as políticas do governo russo nas mídias sociais, disse em 2019 que estava disposto a retornar aos EUA se tivesse garantido um julgamento justo. Ele não comentou sobre a concessão da cidadania russa.

Já o seu advogado, Anatoly Kucherena, negou que o cliente pode ser chamado para o exército russo, em meio a mobilização parcial decretada por Putin.

– Como Edward não serviu o exército russo, não tem prática e experiência militar, não pode ser mobilizado – disse o advogado, em entrevista à agência local de notícias Interfax.

Atualmente, além de escrever livros, Snowden trabalha como consultor e oferece videoconferências sobre as tecnologias da informação, seus riscos e ameaças.

*Com informações da AE e EFE

Leia também1 Russo ataca zona de alistamento a tiros por medo de ir à guerra
2 Ex-prisioneiro da Rússia era forçado a ouvir ABBA em tortura
3 Rússia ameaça usar armas nucleares: "Não é um blefe"
4 Atirador invade escola na Rússia e deixa mortos e feridos
5 Rússia planeja fechar fronteira para evitar saída de homens

Siga-nos nas nossas redes!
WhatsApp
Entre e receba as notícias do dia
Entrar no Canal
Telegram Entre e receba as notícias do dia Entrar no Grupo
O autor da mensagem, e não o Pleno.News, é o responsável pelo comentário.