Leia também:
X Presidente de Portugal marca presença em desfile no DF

Europa: Vladimir Putin ameaça corte de gás, petróleo e carbono

Presidente russo deu declarações nesta quarta-feira

Pleno.News - 08/09/2022 08h54 | atualizado em 08/09/2022 11h50

Presidente da Rússia, Vladimir Putin Foto: EFE/EPA/MIKHAIL KLIMENTYEV / KREMLIN / SPUTNIK / POOL

A Rússia pretende cumprir contratos, mas não fornecerá gás, petróleo e carbono, defendendo seus interesses, segundo afirmou o presidente do país, Vladimir Putin, diante das propostas do G7 e da União Europeia (UE) de estabelecer um preço máximo ao petróleo e gás russos. As declarações foram dadas nesta quarta-feira (7), no 7º Fórum Econômico Oriental, que está sendo realizado em Vladivostok.

– Existem compromissos estabelecidos nos contratos. Se for tomada algum tipo de medida política que contradiga os contratos, simplesmente, não os cumpriremos – disse o chefe de Estado.

Putin destacou que a Rússia não fornecerá “absolutamente nada, se isso se opor a nossos interesses, neste caso, econômicos”.

– Não forneceremos gás, petróleo, carbono – garantiu.

O G7 avalia a possibilidade de permitir o transporte do petróleo russo e seus derivados globalmente, apenas se estes forem vendidos abaixo de um preço máximo, algo que Moscou rejeita.

A proposta vista cortar o financiamento da invasão russa à Ucrânia, em momento que a União Europeia adquiriu 54% de todos os combustíveis fósseis exportados pela Rússia desde o fim de fevereiro, pelo pagamento de 85,1 bilhões de dólares (R$ 444,4 bilhões).

Embora não existam números oficiais disponíveis, a estimativa é que o regime de Moscou gastou 20% a mais do que esse valor para financiar a guerra na Ucrânia. Por isso, os líderes ocidentais consideram que cortar a receita pela exportação de combustíveis é “crucial” para parar a máquina de guerra russa.

*EFE

Leia também1 Presidente de Portugal marca presença em desfile no DF
2 Rainha Elizabeth felicita Brasil por 200 anos de Independência
3 Liz Truss é empossada primeira-ministra do Reino Unido
4 Macron: França precisa reduzir 10% de seu consumo de energia
5 Rússia impõe sanções contra os atores Ben Stiller e Sean Penn

Siga-nos nas nossas redes!
WhatsApp
Entre e receba as notícias do dia
Entrar no Grupo
Telegram Entre e receba as notícias do dia Entrar no Grupo
O autor da mensagem, e não o Pleno.News, é o responsável pelo comentário.