Leia também:
X Trump vai assinar megapacote fiscal nesta sexta-feira

Putin afirma a Trump que não renunciará a objetivos na Ucrânia

Presidente russo rejeitou pedido do republicano pelo fim das hostilidades

Pleno.News - 03/07/2025 21h39 | atualizado em 04/07/2025 13h25

Vladmir Putin Foto: EFE/EPA/PAVEL BEDNYAKOV / SPUTNIK / KREMLIN POOL MANDATORY CREDIT

O presidente da Rússia, Vladimir Putin, disse, nesta quinta-feira (3), em conversa por telefone com o presidente dos Estados Unidos, Donald Trump, que Moscou não desistirá de seus objetivos na Ucrânia, apesar dos apelos do americano por um fim das hostilidades, informou o Kremlin.

– A Rússia não se desviará de seus objetivos – declarou o assessor presidencial de política internacional, Yuri Ushakov, em entrevista coletiva.

Ushakov acrescentou que Putin explicou a Trump que Moscou continuará seus esforços para eliminar as “causas originais” do conflito com a Ucrânia, que levaram ao confronto atual.

Trump “levantou novamente a questão de um rápido cessar-fogo”, reconheceu o assessor presidencial.

Durante a conversa, que durou quase uma hora e foi a sexta que os dois líderes tiveram neste ano, Putin informou Trump sobre o cumprimento de medidas de caráter humanitário, acertadas com a Ucrânia durante as últimas negociações em Istambul, na Turquia, e afirmou que a Rússia está disposta a continuar o diálogo com o país vizinho.

– Vladimir Putin destacou que continuamos buscando uma solução política e negociada para o conflito – afirmou, embora tenha ressaltado que não foi abordada especificamente uma terceira rodada de negociações entre Moscou e Kiev.

Além da Ucrânia, os dois presidentes abordaram em profundidade a situação em torno do programa nuclear do Irã, e a questão da Síria.

– A parte russa destacou a importância da solução de questões problemáticas e conflituosas exclusivamente por meios políticos e diplomáticos – acrescentou.

Ushakov disse que Putin e Trump não abordaram a suspensão do fornecimento de certos tipos de armas americanas à Ucrânia, anunciada nesta semana por Washington.

O assessor presidencial reconheceu que Putin e Trump não falaram desta vez sobre uma possível reunião no futuro.

*EFE

Leia também1 Putin parabeniza Trump por 4 de Julho e aprovação de plano fiscal
2 Cúpula dos Brics no Rio de Janeiro não terá Putin e Xi Jinping
3 Rússia libera voos para Israel e Catar, mas mantém veto ao Irã
4 Por temer prisão, Putin não virá ao Brasil para Cúpula do Brics
5 Putin ofereceu ajuda para mediar acordo de paz, diz Donald Trump

Siga-nos nas nossas redes!
WhatsApp
Entre e receba as notícias do dia
Entrar no Canal
Telegram Entre e receba as notícias do dia Entrar no Grupo
O autor da mensagem, e não o Pleno.News, é o responsável pelo comentário.