Leia também:
X Universidade recebe caixa com doação misteriosa de R$ 1 milhão

Putin: Rússia responderá com firmeza a passos ocidentais “hostis”

Presidente russo deu declarações nesta terça-feira

Pleno.News - 21/12/2021 16h09 | atualizado em 21/12/2021 16h50

Presidente da Rússia, Vladimir Putin Foto: EFE/EPA/ALEXEI DRUZHININ/SPUTNIK/KREMLIN / POOL

A Rússia não exige condições exclusivas para si na esfera da segurança, mas responderá com firmeza a qualquer passo hostil do Ocidente, segundo advertiu o presidente do país, Vladimir Putin. Ele deu declarações nesta terça-feira (21), em uma reunião com funcionários do alto escalão do Ministério da Defesa.

– Não estamos pedindo nenhuma condição exclusiva para nós mesmos. A Rússia defende segurança indivisível e igual em todo o espaço euroasiático – disse o chefe de Estado.

O discurso de Putin foi transmitido ao vivo pela televisão estatal. Ele enfatizou que, caso o Ocidente mantenha uma linha “obviamente agressiva”, Moscou responderá com “medidas técnico-militares apropriadas” e reagirá “com firmeza a esses passos hostis”.

A Rússia, segundo Putin, tem todo o direito de agir a fim de “garantir sua segurança e soberania”.

Putin enfatizou a “grande preocupação” de Moscou com o aumento da presença militar dos EUA e da Otan perto das fronteiras da Rússia e “a realização de manobras militares em larga escala, incluindo exercícios não planejados”.

– Estamos preocupados com a instalação perto da Rússia de elementos do sistema global de defesa antimíssil localizado na Romênia e com a próxima instalação de lançadores MK-41 na Polônia, que podem ser adaptados para o uso de sistemas de ataque Tomahawk – afirmou.

Putin declarou ainda que os Estados Unidos, “sob vários pretextos, incluindo o de garantir sua própria segurança, agem a milhares de quilômetros de seu território e, quando se deparam com o direito internacional e a Carta da ONU, os declaram obsoletos”.

– Mas, quando servem a seus interesses, eles citam normas do direito internacional, a Carta da ONU, direitos humanitários internacionais. Estamos cansados dessas manipulações. Sabemos bem que não podemos acreditar em nenhuma garantia legal, porque os EUA abandonam facilmente todos os acordos internacionais que deixam de lhes interessar por algum motivo, com qualquer desculpa ou mesmo sem explicação – enfatizou.

Putin lembrou ainda que Washington se retirou de acordos como o acordo de defesa antimísseis ou o Tratado de Céus Abertos.

O chefe do Kremlin também negou que a exigência da Rússia por garantias de segurança seja um ultimato.

*EFE

Leia também1 PIB da Rússia cresce 4,3% no 3º trimestre, na base anual
2 Biden ameaça Putin em caso de ataque contra Ucrânia
3 EUA consideram que a Rússia prepara uma invasão à Ucrânia
4 Bolsonaro aceita convite de Putin para visitar a Rússia
5 Em cerimônia, Putin convida Jair Bolsonaro para ir à Rússia

Siga-nos nas nossas redes!
WhatsApp
Entre e receba as notícias do dia
Entrar no Canal
Telegram Entre e receba as notícias do dia Entrar no Grupo
O autor da mensagem, e não o Pleno.News, é o responsável pelo comentário.