Leia também:
X Joe Biden irá enviar tropas ao Leste Europeu “no curto prazo”

Protesto de caminhoneiros faz premiê do Canadá “se esconder”

Profissionais fazem enorme manifestação ao redor do país por conta de obrigatoriedade vacinal

Paulo Moura - 30/01/2022 12h09 | atualizado em 30/01/2022 12h26

Protesto de caminhoneiros realizado em Ottawa, no Canadá Foto: EFE/EPA/Andre Pichette

Diante da grande mobilização de caminhoneiros em protestos contra a obrigatoriedade vacinal para a categoria no Canadá, o primeiro-ministro do país, Justin Trudeau, e sua família decidiram deixar a casa onde vivem com destino a um local não revelado. As informações são da rede de TV canadense CBC.

De acordo com a nova regra determinada no país, caminhoneiros canadenses não vacinados terão que fazer uma quarentena ao voltar ao país após fazerem fretes fora do território canadense. Atualmente, cerca de 90% dos caminhoneiros do Canadá que fazem essa modalidade de frete, e 77% da população, estão totalmente imunizados.

O gabinete de Trudeau disse que não informará a localização do primeiro-ministro por razões de segurança. O premiê classificou o crescente movimento contrário à barreira sanitária para caminhoneiros não vacinados como contrário à saúde pública e aos valores canadenses de gentileza.

– A pequena minoria dos que estão a caminho de Ottawa expressam opiniões inaceitáveis. Seguir a ciência e se esforçar para proteger cada um é a melhor maneira de continuar a garantir nossas liberdades, nossos direitos, nossos valores como país – disse Trudeau.

O movimento de caminhoneiros, chamado “Comboio da Liberdade”, começou como uma manifestação contra a obrigatoriedade da vacina para caminhoneiros que cruzam as fronteiras do país, mas se tornou uma grande manifestação contra as medidas do governo a favor da vacina, consideradas exageradas por parte da população.

– Não se trata apenas das vacinas. Trata-se de interromper completamente as obrigatoriedades de saúde pública – disse Daniel Bazinet, proprietário da Valley Flatbed & Transportation.

O Serviço de Proteção Parlamentar estima que mais de 10 mil pessoas devem participar dos protestos ao longo deste fim de semana. Já a Polícia de Ottawa recebeu reforços das regiões de Toronto, London, York e Durham, além da Polícia Provincial de Ontário. Os organizadores dos eventos pediram aos participantes que evitem a violência.

– Não podemos atingir nossos objetivos se houver ameaças ou atos de violência. Este movimento é um protesto pacífico e não toleramos nenhum ato de violência – disse um dos líderes das manifestações à CBC.

Leia também1 Contas do governo fecham 2021 com menor rombo desde 2014
2 Lula diz que quem não se vacina deve "se trancar dentro de casa"
3 Deslizamento de terra em São Paulo deixa três pessoas mortas
4 "Lula de 2022 é bem pior que o de 2002", afirma Ciro Nogueira
5 Flávio Bolsonaro presta solidariedade à família de Tiago Leifert

Siga-nos nas nossas redes!
WhatsApp
Entre e receba as notícias do dia
Entrar no Canal
Telegram Entre e receba as notícias do dia Entrar no Grupo
O autor da mensagem, e não o Pleno.News, é o responsável pelo comentário.