Leia também:
X Embaixadora da UE sairá da Venezuela nos próximos dias

Príncipe saudita aparece em público pela 1ª vez após relatório

Mohammed bin Salman compareceu à segunda rodada da primeira prova da Fórmula E

Pleno.News - 27/02/2021 16h23 | atualizado em 27/02/2021 16h24

Príncipe saudita Mohammed bin Salman esteve em prova da Formula E Foto: Divulgação

O príncipe herdeiro da Arábia Saudita, Mohammed bin Salman, compareceu à segunda rodada da primeira prova da Fórmula E, disputada no circuito urbano saudita de Diriyah, em sua primeira aparição pública desde a publicação do relatório dos Estados Unidos que o aponta como responsável pelo assassinato do jornalista Jamal Khashoggi.

O chefe do escritório privado do príncipe herdeiro, Bader al Asaker, publicou no Twitter um vídeo que mostra Bin Salman junto a uma comitiva a caminho do circuito, onde saudou a um grupo de pessoas.

Um relatório dos serviços de inteligência dos EUA acusa Bin Salman de ser responsável pelo assassinato de Khashoggi, jornalista crítico em relação ao reino e que foi esquartejado dentro do consulado saudita em Istambul, em outubro de 2018.

Após a publicação do documento, o Ministério das Relações Exteriores saudita repudiou as conclusões americanas e as classificou como “falsas” e “inaceitáveis”. Mohammed bin Salman ainda se pronunciou pessoalmente, mas em 2019 negou qualquer envolvimento com o caso.

O relatório, de duas páginas, indica que quando ocorreu o assassinato o príncipe controlava o processo de tomada de decisões no reino, que assessores e membros de sua equipe de segurança estão envolvidos no assassinato e que ele apoiou o uso de medidas violentas para calar dissidentes fora do país.

Khashoggi, de 59 anos, residente nos EUA e colaborador do jornal “The Washington Post”, era um grande crítico da família real saudita. No dia 2 de outubro de 2018, o jornalista entrou no consulado saudita em Istambul e nunca mais saiu: foi assassinado por um grupo de pessoas que mutilaram seu corpo, que nunca foi recuperado.

*EFE

Leia também1 Relatório acusa príncipe saudita pela morte de Khashoggi
2 Suspeito de estuprar enteada durante 4 anos é preso em Goiás
3 Padre realiza missa no telhado de igreja de cidade em lockdown
4 Lira critica possível CPI sobre atuação do governo na pandemia
5 Embaixadora da UE sairá da Venezuela nos próximos dias

Siga-nos nas nossas redes!
WhatsApp
Entre e receba as notícias do dia
Entrar no Canal
Telegram Entre e receba as notícias do dia Entrar no Grupo
O autor da mensagem, e não o Pleno.News, é o responsável pelo comentário.