Leia também:
X População do Sri Lanka invade casa do presidente, que foge

Primeiro-ministro do Sri Lanka renuncia após intensos protestos

Manifestantes pressionam para que o presidente também renuncie

Monique Mello - 09/07/2022 15h33 | atualizado em 11/07/2022 12h47

População do Sri Lanka foi às ruas em protesto Foto: EFE/ Chamila Karunarathne

O primeiro-ministro do Sri Lanka, Ranil Wickremesinghe, concordou em renunciar neste sábado (9), depois que líderes do seu partido exigiram que ele e o presidente renunciassem. A decisão acontece após manifestantes invadirem a residência e o escritório do presidente na capital do país, Colombo, em continuidade a meses de protestos.

Segundo o porta-voz do premiê, Wickremesinghe disse aos líderes do partido que renunciará quando todos os partidos concordarem em formar um novo governo. Ele havia assumido o cargo em maio, após a renúncia do irmão mais velho do presidente.

O presidente, Gotabaya Rajapaksa, cuja família dominou a política no Sri Lanka por grande parte das últimas duas décadas, enfrenta o maior protesto ocorrido no país neste sábado, com a entrada de dezenas de milhares de pessoas na sua residência e no escritório oficial. Os manifestantes o consideram o responsável pela pior crise econômica do país.

Não está claro se Rajapaksa estava dentro da residência no momento da invasão, mas as imagens mostraram centenas de pessoas dentro e fora da casa.

Ranil Wickremesinghe, premiê do Sri Lanka Foto: EFE/ Chamila Karunarathne

O Sri Lanka ficou sem reservas de divisas para a importação de itens essenciais como combustível e remédios, e a Organização das Nações Unidas (ONU) alertou que mais de um quarto dos 21 milhões de habitantes do país correm o risco de escassez de alimentos. A economia do país está em colapso e o governo suspendeu o pagamento de empréstimos estrangeiros.

A dívida externa total é de US$ 51 bilhões, dos quais deve pagar US$ 28 bilhões até o final de 2027. A crise econômica é um grande derrota para a nação asiática, que ainda lutava com o legado de guerra civil de três décadas.

O conflito, entre o governo e os insurgentes Tamil Tiger, que assumiram a causa da discriminação contra a minoria étnica tâmil, terminou em 2009, mas muitas de suas causas subjacentes permaneceram, com a família Rajapaksa continuando a atender a maioria budista cingalesa.

Segundo as autoridades de saúde, pelo menos 42 pessoas ficaram feridas em confrontos com as forças de segurança na cidade neste sábado, depois que a polícia usou gás lacrimogêneo e canhões de água contra manifestantes e disparou tiros para o ar para tentar dispersá-los.

Os protestos ocorrem há meses, mas a manifestação deste sábado é uma das maiores até agora, apesar de as autoridades terem imposto um toque de recolher noturno e parado os trens na tentativa de impedir que as pessoas chegassem à capital.

Na sexta-feira (8), a ONU pediu às “autoridades do Sri Lanka que mostrem moderação no policiamento de assembleias e garantam todos os esforços necessários para evitar a violência”.

*AE

Leia também1 População do Sri Lanka invade casa do presidente, que foge
2 Marcha para Jesus mobiliza multidão de fiéis em São Paulo
3 Na Marcha Para Jesus, Bolsonaro diz orar pelo povo brasileiro
4 Biden se atrapalha ao ler teleprompter: "Repita a linha"
5 Com camisa do MTST, ex-Globo Chico Pinheiro vai a "Lula in Rio"

Siga-nos nas nossas redes!
WhatsApp
Entre e receba as notícias do dia
Entrar no Canal
Telegram Entre e receba as notícias do dia Entrar no Grupo
O autor da mensagem, e não o Pleno.News, é o responsável pelo comentário.