Leia também:
X Lula irá à Argentina e terá recepção de ‘chefe de Estado’

Canadá anuncia boicote aos Jogos de Inverno de Pequim

Nesta quarta-feira, Justin Trudeau citou violações de direitos humanos

Pleno.News - 08/12/2021 20h55 | atualizado em 09/12/2021 11h58

Primeiro-ministro canadense, Justin Trudeau Foto: EFE/Francois Mori

Nesta quarta-feira (8), o primeiro-ministro do Canadá, Justin Trudeau, anunciou que o país se unirá ao boicote diplomático aos Jogos Olímpicos e Paralímpicos que acontecerão em Pequim, na China. Segundo ele, a decisão ocorre por conta das “repetidas violações de direitos humanos” no país asiático. As informações são da agência EFE.

O chefe de governo garantiu, contudo, que, assim como no caso de outros países que adotaram medida semelhante, como os Estados Unidos, os atletas canadenses participarão normalmente das competições dos eventos poliesportivos.

Os governos de Austrália, Nova Zelândia e Reino Unido também anunciaram nos últimos dias que não enviarão representantes oficiais aos Jogos de Inverno.

Trudeau minimizou possíveis represálias que possam ser adotadas pela China contra o Canadá, ao afirmar que seu anúncio “não é uma surpresa” para as autoridades do país asiático. O premiê afirmou que seu país tem sido, há anos, “muito claro” sobre as preocupações pelas violações de direitos humanos na China.

Em 2019, o Canadá deteve Meng Waznhou, diretora financeira da companhia de telecomunicações Huawei. A ação teve como resposta a prisão de dois cidadãos canadenses no território chinês, Michael Kovrig e Michael Spavor. Desde então, as relações entre Ottawa e Pequim enfrentam uma grave crise, apesar da libertação dos três detidos.

Leia também1 Grã-Bretanha se junta a boicote diplomático aos Jogos de Inverno
2 Austrália junta-se aos EUA no boicote aos Jogos de Pequim
3 Religiões devem “se adaptar ao socialismo”, declara Xi Jinping
4 China afirma que EUA "pagarão preço" por boicote aos Jogos
5 Casa Branca anuncia boicote aos Jogos de Inverno de Pequim

Siga-nos nas nossas redes!
WhatsApp
Entre e receba as notícias do dia
Entrar no Canal
Telegram Entre e receba as notícias do dia Entrar no Grupo
O autor da mensagem, e não o Pleno.News, é o responsável pelo comentário.