Leia também:
X Ator de Riverdale é condenado à prisão perpétua por matar a mãe

Presidente coreano é flagrado xingando o Congresso dos EUA

Yoon Suk-yeol, da Coreia do Sul, esteve com Joe Biden em Nova Iorque nesta semana

Pleno.News - 23/09/2022 11h22 | atualizado em 23/09/2022 13h13

Yoon Suk-yeol e Biden em Nova Iorque Foto: EFE/EPA/YONHAP SOUTH KOREA OUT

O presidente da Coreia do Sul, Yoon Suk-yeol, tornou-se alvo de uma polêmica internacional após ser flagrado xingando o Congresso dos Estados Unidos durante um evento em Nova Iorque, à margem da Assembleia-Geral da ONU. Sem saber que estava sendo filmado em um dos corredores da conferência do Fundo Global, Yoon se referiu aos parlamentares americanos como “filhos da p***”.

– Como Biden não vai ficar mal se esses filhos da p*** não aprovarem [sua proposta de aumentar a ajuda financeira ao Fundo Global] no Congresso? – disse o presidente a assessores em um corredor da conferência nesta quarta-feira (21), após bater uma foto em uma área externa às salas de reunião.

O comentário, gravado pelas câmeras, veio após uma reunião entre o líder sul-coreano e o presidente americano Joe Biden, que prometeu contribuir com US$ 6 bilhões (R$ 30,7 bilhões) adicionais para o Fundo Global de Combate à aids, tuberculose e malária.

Postado no YouTube, o vídeo foi visto mais de 2 milhões de vezes poucas horas depois de ser publicado, e na Coreia do Sul a palavra “fuckers” foi a hashtag mais popular no Twitter nesta quinta (22).

Representantes de Yoon e da Casa Branca não responderam imediatamente aos pedidos de comentários, mas o líder do Partido Democrata da Coreia do Sul – oposição ao atual presidente -, Park Hong-keun, criticou a “linguagem suja de Yoon manchando o Congresso dos EUA” como “um grande acidente diplomático”.

LAÇOS COM OS EUA
O incidente diplomático envolvendo o presidente sul-coreano ocorre em um momento de aproximação entre os Estados Unidos e seus aliados asiáticos, em meio ao aumento de tensões com a China (envolvendo a soberania de Taiwan) e com a Coreia do Norte (envolvendo recentes testes de armas de longo alcance).

Um dia depois da repercussão do insulto de Yoon aos parlamentares dos EUA, o porta-aviões americano USS Ronald Reagan, de propulsão nuclear, e navios de sua flotilha de ataque atracaram no porto de Busan nesta sexta-feira (23), pela primeira vez em quase cinco anos.

– A presença do porta-aviões USS Ronald Reagan em Busan demonstra a força da aliança entre Coreia do Sul e Estados Unidos – disse uma fonte do ministério da Defesa sul-coreano à agência de notícias France-Presse.

Yoon e Biden estavam ambos em Nova Iorque para a Assembleia Geral das Nações Unidas, onde realizaram discussões paralelas.

*AE

Leia também1 De novo? Joe Biden se perde no palco após discurso
2 ONU conclui que Rússia cometeu crimes de guerra na Ucrânia
3 “Se foi fiasco, deixa eu mostrar”, diz Bolsonaro sobre discurso
4 Premiê de Israel defende criação de Estado palestino na ONU
5 Irã bloqueia redes sociais em meio a protestos por repressão

Siga-nos nas nossas redes!
WhatsApp
Entre e receba as notícias do dia
Entrar no Canal
Telegram Entre e receba as notícias do dia Entrar no Grupo
O autor da mensagem, e não o Pleno.News, é o responsável pelo comentário.