Leia também:
X Biden avisa que EUA reagirão se Rússia usar armas químicas

Presidente Joe Biden pede a expulsão da Rússia do G20

Democrata segue firme em austeridade ao país que invadiu a Ucrânia

Pleno.News - 24/03/2022 17h42

Joe Biden em coletiva de imprensa Foto; EFE/EPA/OLIVIER HOSLET

O presidente dos Estados Unidos Joe Biden defendeu a expulsão da Rússia do Grupo dos Vinte (G20), durante coletiva de imprensa realizada nesta quinta-feira (24), após reuniões com líderes de Estado da União Europeu (UE) e do Grupo dos Sete (G7).

De acordo com Biden, a possibilidade foi discutida hoje, mas não será concretizada enquanto “a Indonésia e outros países” não concordarem.

Segundo o mandatário, as reuniões realizadas nesta quinta tiveram como objetivo central manter o Ocidente e demais aliados unidos em sua resposta contra a Rússia, de forma que as sanções continuem firmes ao menos até o fim de 2022. Para Biden, as medidas contra Moscou surtiram o efeito esperado e serão sustentadas.

O presidente americano também afirmou que medidas para melhorar a segurança energética estão sendo coordenadas junto ao G7 e a UE, e detalhes serão divulgados nesta sexta-feira (25).

Quanto à possibilidade de que os EUA e a Otan respondam militarmente a um eventual uso de armas químicas da Rússia, Biden disse que isso dependeria da escala do uso deste tipo de armamento.

Perguntado sobre a posição da China sobre o conflito, Biden disse que não fez ameaças ao país em sua reunião com o presidente Xi Jinping na semana passada, mas destacou que deixou claro que haverá consequências caso o país mantenha a neutralidade. Para Biden, a China entende que seu futuro econômico está mais ligado ao Ocidente do que à Rússia.

*AE

Leia também1 Biden avisa que EUA reagirão se Rússia usar armas químicas
2 Coreia do Norte faz maior teste de míssil nuclear e provoca Otan
3 Nora de Joe Biden está no Rio de Janeiro para evento LGBTQIA+
4 Biden afirma que Putin “está encurralado contra a parede”
5 Rússia e Ucrânia realizam 1ª troca de prisioneiros de guerra

Siga-nos nas nossas redes!
WhatsApp
Entre e receba as notícias do dia
Entrar no Grupo
Telegram Entre e receba as notícias do dia Entrar no Grupo
O autor da mensagem, e não o Pleno.News, é o responsável pelo comentário.