Leia também:
X Hong Kong prende cardeal de 90 anos por apoio a protestos

Presidente dos Emirados Árabes Unidos morre aos 73 anos

Causa da morte do líder não foi divulgada

Paulo Moura - 13/05/2022 09h17 | atualizado em 13/05/2022 09h24

Presidente dos Emirados Árabes Unidos, Khalifa bin Zayed al Nahyan Foto: EFE/EPA/Ali Haider

O emir de Abu Dhabi e presidente dos Emirados Árabes Unidos, Khalifa bin Zayed al Nahyan, morreu nesta sexta-feira (13) aos 73 anos. Até o momento, de acordo com a agência estatal de notícias WAM, as causas da morte não foram informadas.

– O Ministério de Assuntos Presidenciais apresenta suas condolências ao povo dos Emirados Árabes Unidos e das nações árabes muçulmanas, pelo líder da nação, sua alteza Khalifa bin Zayed al Nahyan, presidente do Estado, que se foi com Deus nesta sexta-feira, 13 de maio – aponta um comunicado emitido pela imprensa local.

A nota, que não deu detalhes sobre a morte do chefe de Estado, anunciou luto oficial de 40 dias e apontou que as bandeiras dos Emirados ficarão a meio mastro no período, como é tradição em alguns países árabes. Também foi anunciada a suspensão dos trabalhos em todas as instituições públicas e empresas privadas a partir desta sexta.

Khalifa bin Zayed al Nahyan nasceu em 1948 e assumiu a presidência do país em 2004, após a morte do pai, Zayed bin Sultan Al Nahyan, responsável por unificar os sete emirados que compõem os Emirados Árabes e que conseguiu coordenar a conversão do países desértico em um rico estado de petróleo, estável e com a economia mais dinâmica na região.

O filho seguiu os passos do pai e liderou o país em numerosos projetos de modernização e desenvolvimento, além de investimentos de bilhões de dólares até que, em 2014, sofreu um derrame cerebral, que o levou para a mesa de cirurgia de forma urgente, em um hospital do país.

Depois disso, embora as autoridades locais tenham sustentado que o estado de saúde do presidente era “estável”, o líder desapareceu do cenário político e internacional, praticamente, não fazendo mais aparições públicas. A figura mais forte dos Emirados Árabes e líder, de fato, do país, acabou passando a ser, a partir de 2004, Mohammed bin Zayed, irmão de Khalifa.

Leia também1 Supremo forma maioria contra produção de dossiê sobre antifas
2 Petrobras: Deputado quer que Sachsida explique privatização
3 Elon Musk suspende compra do Twitter temporariamente
4 Frias reage a declarações de Porchat: "Canalhice tremenda"
5 Bolsonaro fala em ir à Justiça contra reajustes da Petrobras

Siga-nos nas nossas redes!
WhatsApp
Entre e receba as notícias do dia
Entrar no Canal
Telegram Entre e receba as notícias do dia Entrar no Grupo
O autor da mensagem, e não o Pleno.News, é o responsável pelo comentário.