EUA: Presidente do Fed diz que recuperação está desacelerando
Informação foi divulgada nesta quarta-feira, durante uma coletiva
Pleno.News - 27/01/2021 20h55 | atualizado em 28/01/2021 11h35

O presidente do Federal Reserve (Fed), Jerome Powell, reconheceu nesta quarta-feira (27) que o ritmo da recuperação econômica nos Estados Unidos está diminuindo devido à pandemia da Covid-19, o que criou incerteza no país.
– O ritmo da recuperação econômica tem sido moderado nos últimos meses devido ao ressurgimento do coronavírus […] Isso está causando grandes dificuldades para milhões de americanos, assim como à atividade econômica e à criação de empregos – disse Powell.
As declarações foram dadas durante uma entrevista coletiva, após a reunião do Comitê Federal de Mercado Aberto do Banco Central americano (Fomc).
Sobre como a situação econômica pode se estabilizar e melhorar, o presidente do Fed enfatizou que “o mais importante agora é a vacinação” e que “levará bastante tempo para chegar aos números que os especialistas dizem ser necessários para obter a imunização coletiva”.
– Vai ser uma luta – acrescentou Powell.
Ele também confirmou que recebeu uma das duas doses da vacina contra a Covid-19 e espera a segunda “em breve”.
A última previsão do Banco Central é de um crescimento econômico para os EUA de 4,2% em 2021, após uma queda de 2,4% no ano passado.
A irrupção do vírus nos Estados Unidos, em março do ano passado, e as consequentes restrições implementadas para limitar os contágios elevaram a taxa de desemprego para 14,7% em abril, um número que não era visto em mais de 50 anos, já que em fevereiro tinha sido de 3,5%.
Desde então, graças aos estímulos monetário e fiscal, a taza caiu até os 6,7% registrados em dezembro.
– Estamos focados em dar à economia o apoio de que ela precisa; é essencial trazer de volta ao mercado de trabalho todas as pessoas que perderam seus empregos – disse Powell, na coletiva.
O Banco Central dos EUA tem mantido os juros em torno de 0% desde março do ano passado, quando os reduziu abruptamente diante da chegada da pandemia ao país.
Em sua análise da situação econômica, o Fed explicou, em comunicado divulgado após a reunião do Fomc, que a fraca demanda e a queda dos custos do petróleo reduziram a inflação dos preços ao consumidor, enquanto as condições financeiras gerais “permanecem acomodatícias, refletindo em parte medidas para apoiar a economia e o fluxo de crédito para as famílias e empresas americanas”.
*Com informações da agência EFE
Leia também1 Departamento de Segurança dos EUA emite alerta de terrorismo
2 EUA: Porta-voz de Biden dispara críticas contra a Huawei
3 EUA: Decreto suspende novas concessões para petróleo e gás
4 Kremlin diz que não há como "reiniciar" laços com EUA
5 Juiz bloqueia ordem executiva de Biden que impedia deportações