Leia também:
X Flórida processará governo de Biden por vacinação obrigatória em empresas

Presidente de Portugal antecipa eleições e anuncia data escolhida

Marcelo Rebelo de Sousa fez pronunciamento nesta quinta-feira

Pleno.News - 04/11/2021 21h18 | atualizado em 05/11/2021 09h29

Presidente de Portugal, Marcelo Rebelo Foto: EFE/ Rodrigo Sura

Nesta quinta-feira (4), o presidente de Portugal, Marcelo Rebelo de Sousa, anunciou que irá dissolver o Parlamento e antecipar as eleições para 30 de janeiro. Seu objetivo é tentar resolver a crise política causada pela rejeição do orçamento geral do país, segundo informações da agência EFE.

– Uma semana e um dia após a rejeição do orçamento de 2022, decidi dissolver a Assembleia da República e convocar eleições para 30 de janeiro de 2022 – disse Rebelo de Sousa.

Suas declarações foram dadas durante um pronunciamento nacional, que aconteceu após uma rodada de contatos com os principais agentes políticos portugueses na última semana.

O presidente português defendeu que a decisão “faz parte da própria vida da democracia devolver a palavra ao povo”. Para ele, a antecipação é a “melhor maneira” diante de soluções alternativas, como apresentar um novo orçamento ou manter o de 2021 em vigor.

Ainda segundo Rebelo de Sousa, o orçamento de 2022 foi “especialmente importante num momento especialmente importante” para o país. Ele também ressaltou que a crise está ocorrendo num momento de recuperação na luta contra a pandemia de Covid-19 e com os fundos europeus do Plano de Recuperação pela frente.

Rebelo de Sousa justificou a escolha de 30 de janeiro como a data para a votação, considerando que a campanha e os debates eleitorais não deveriam ser realizados durante o período natalino.

Leia também1 Por comida, menina de 9 anos é vendida a 'noivo' de 55
2 Biden ordena vacina obrigatória em empresas até janeiro
3 Greta Thunberg diz que COP26 é a "mais excludente" de todas
4 Reino Unido aprova pílula da MSD para tratamento de Covid
5 Menina sumida na Austrália foi achada após corrente de oração

Siga-nos nas nossas redes!
WhatsApp
Entre e receba as notícias do dia
Entrar no Canal
Telegram Entre e receba as notícias do dia Entrar no Grupo
O autor da mensagem, e não o Pleno.News, é o responsável pelo comentário.