Leia também:
X Joe Biden diz que protestos em Cuba são “um apelo à liberdade”

Presidente de Cuba, Diaz-Canel tenta descredibilizar protestos

Diaz-Canel disse que manifestações são tentativas de desacreditar governo e comunismo local

Pleno.News - 12/07/2021 12h40 | atualizado em 12/07/2021 13h07

Presidente de Cuba, Miguel Díaz-Canel
Presidente de Cuba, Miguel Díaz-Canel EFE/Yander Zamora

O presidente de Cuba, Miguel Díaz-Canel, fez um pronunciamento na manhã desta segunda-feira (12), em cadeia de rádio e televisão, em que afirmou que os protestos de ontem no país foram uma tentativa de desacreditar o atual governo e a Revolução Comunista.

Acompanhado de membros da gestão e da cúpula política do Partido Comunista de Cuba, Díaz-Canel garantiu que as manifestações ocorridas em todo o território visavam “quebrar a unidade de nossa população”.

Neste domingo (11), milhares de pessoas foram às ruas da ilha para protestar contra o governo cubano, em um dia inédito de atos contrários ao regime, marcado por confrontos e detenções. Em contrapartida, Díaz-Canel convocou seus apoiadores para enfrentar os manifestantes e defender a Revolução Cubana.

O presidente indicou que o pronunciamento desta manhã foi uma iniciativa pensada há dias para “oferecer informação ao povo” sobre a situação do país, que atravessa o pior momento da pandemia da Covid-19 e uma grave crise econômica, com escassez de alimentos, medicamentos, interrupções no fornecimento de energia.

Além de discursar, Díaz-Canel e ministros responderam perguntas de jornalistas. A primeira pergunta foi, justamente, sobre os “apagões”, uma das causas dos protestos populares ocorridos neste domingo. No interior, algumas regiões estão há semanas sem luz.

O presidente e o titular da pasta de Energia atribuíram os cortes a avarias nas principais centrais termoelétricas da ilha e ao aumento da demanda. Em seguida, garantiram que a estabilidade do serviço acontecerá a partir de terça (13).

*EFE

Leia também1 Jair Bolsonaro critica Cuba: "Borrachada, pancada e prisão"
2 STF: Marco Aurélio se aposenta hoje, após 31 anos como ministro
3 Cidadãos fazem protesto em Cuba contra governo comunista
4 Datena anuncia pré-candidatura à Presidência em 2022
5 Covid: Cuba reporta recorde de contágios e mortes pelo 3º dia consecutivo

Siga-nos nas nossas redes!
WhatsApp
Entre e receba as notícias do dia
Entrar no Canal
Telegram Entre e receba as notícias do dia Entrar no Grupo
O autor da mensagem, e não o Pleno.News, é o responsável pelo comentário.