Presidente da Ucrânia vira referência global, aponta portal
Segundo professor da UFMG, Volodimir Zelensky surpreendeu analistas
Pleno.News - 02/03/2022 16h01 | atualizado em 02/03/2022 16h41

O presidente da Ucrânia, Volodimir Zelensky, foi aplaudido de pé após seu discurso dirigido ao Parlamento Europeu na terça-feira (1º). O portal UOL apontou, nesta quarta-feira (2), que o líder ucraniano se tornou referência global em meio ao conflito com a Rússia.
Após a invasão russa, que aconteceu na última quinta-feira (24), Zelensky ganhou ainda mais destaque e foi elogiado por conta de seu posicionamento. Ele não abandonou o país e continua enviando mensagens à população ucraniana, além de negociar apoio de líderes de outras nações.
O professor do Departamento de Ciência Política da Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG), Lucas Rezende, disse ao UOL que o presidente ucraniano surpreendeu analistas.
– Zelensky tem conseguido lidar com a guerra de uma maneira que surpreendeu muitos analistas. Não fugiu do país, segue na Ucrânia mobilizando a população e atuando como um agente de coesão interna em um momento extremamente grave. Muita gente achou que Zelenksy não conseguiria ter esse papel, uma vez que ele não tem o traquejo de um político profissional. E uma situação de guerra é o pior momento que qualquer liderança pode enfrentar – avaliou o professor.
Além disso, a deputada ucraniana Inna Sovsun declarou, por meio das redes sociais, apoio ao presidente de quem era opositora.
– Sou deputada do partido de oposição ao presidente. Ainda temos muitas divergências. Mas agora deixamos tudo para mais tarde. Hoje, estou ao lado do meu presidente como Comandante Supremo das Forças Armadas da Ucrânia – escreveu a parlamentar no Twitter.
Outra opositora era a professora ucraniana Olga Tarnovska. Ela disse à GloboNews que passou a apoiar Zelenksy.
– Eu sou contrária a esse presidente. Mas, desde que começou o conflito, ele mudou muito sua atitude. Ele está determinado, está mandando as mensagens necessárias, está negociando, está se comprometendo. Agora eu posso somente apoiá-lo e dar-lhe força para lutar por nosso povo. O povo ucraniano começou a resistir tanto, com uma vontade de vencer, que ele [Zelensky] foi inspirado pelo próprio povo. Não é ele que inspira o povo, é o povo que inspira seu presidente a atuar do jeito certo.
O professor da UFMG explicou que “qualquer guerra cria muita coesão” em um país. No entanto, ele destacou que a liderança do presidente ucraniano é vista como fundamental na resistência contra a Rússia.
Enquanto isso, Zelensky segue usando os meios que tem para se comunicar com o povo.
– Uma semana de luta heroica e grande amor pela pátria. Obrigado a todos. Vitória para nós! – escreveu ele no Instagram, nesta quarta-feira.
Só nesta rede social, ele tem mais de 13 milhões de seguidores.
Leia também1 Rússia: Biden sabe que opção às sanções é "guerra nuclear"
2 Com rublo em queda, Rússia tenta punir empresas ocidentais
3 'Putin está isolado e pagará o preço por invasão', diz Biden
4 Em Kharkiv, prédio da polícia fica em chamas após ataque
5 'Bolsonaro poderia começar com uma palavra de solidariedade a ucranianos', diz diplomata da Ucrânia