Leia também:
X Boeing tem prejuízo de R$ 11 bilhões no primeiro trimestre

Presidente da Tunísia morre e crise política se agrava no país

Ele tinha 92 anos e enfrentava problemas de saúde

Gabriela Doria - 25/07/2019 08h41

Presidente da Tunísia Beji Caid Essebsi Foto: EFE/Mohamen Messara

O presidente da Tunísia, Beji Caïd Essebsi, morreu nesta quinta-feira (24) aos 92 anos, após um mês doente. A morte do presidente acontece em meio a um conflito político em seu país por causa da aprovação da nova lei eleitoral.

Essebsi tinha sido internado na noite de quarta-feira (16) passada pela terceira vez em um mês, com uma “grave crise de saúde”, informou seu filho e secretário-geral do partido que o líder fundou, Hafiz Caïd Essebsi.

Após a morte do presidente, e em virtude da nova Constituição, a chefia do Estado passa de forma interina ao presidente do Parlamento, Mohamad Ennaceur, de 85 anos. Ennaceur também sofre de um delicado estado de saúde.

O presidente interino tem três meses para convocar eleições presidenciais, que seriam realizadas, se não houver mudanças, sob a antiga lei eleitoral.

Membro da aristocracia política que governa a Tunísia desde a independência, Essebsi morreu sem ratificar a polêmica emenda à lei eleitoral aprovada pelo Parlamento há um mês e que, entre outras diretrizes, endurece os requisitos para se candidatar.

A emenda também facilita o regresso à vida política e eleitoral da velha-guarda que apoiou o presidente deposto Zinedin el Abedin Ben Ali, em cuja ditadura Esssebsi assumiu brevemente o presidente do Parlamento.

*Com informações da agência EFE

Leia também1 Bolsonaro planeja ir a ‘posse’ de imperador do Japão
2 Líder conservador de direita é eleito premiê do Reino Unido
3 Trump recebe cristã que escapou de grupo terrorista

Siga-nos nas nossas redes!
WhatsApp
Entre e receba as notícias do dia
Entrar no Canal
Telegram Entre e receba as notícias do dia Entrar no Grupo
O autor da mensagem, e não o Pleno.News, é o responsável pelo comentário.