Leia também:
X Após coronavírus, nível de poluição na China despenca

Presidente da Argentina vai propor legalização do aborto

Trata-se de uma das promessas de campanha de Alberto Fernandez

Pleno.News - 01/03/2020 15h31 | atualizado em 01/03/2020 16h19

Presidente da Argentina, Alberto Fernández, pretende legalizar o aborto Foto: EFE/Christphe Petit Tesson

O presidente da Argentina, Alberto Fernández, anunciou que em breve apresentará um projeto de lei para descriminalizar o aborto e logo em seguida torná-lo legal.

Fernández irá propor que a interrupção da gravidez seja gratuita e livre (apenas pela vontade da mulher, em hospitais públicos e até a 14ª semana de gravidez).

A medida ainda não conta com os votos necessários no Congresso, assim como em 2018, quando um projeto similar foi derrotado.

Mas o impulso do Executivo pode ajudar a mudar esse quadro. Em 2018, Macri era contra a medida, mas Fernández é a favor. A mudança tem apoio da bancada governista e do ministro da Saúde, Ginés González García.

Para amainar as críticas dos contrários ao aborto, o presidente anunciará também o chamado “plano dos mil dias”, que prevê acompanhamento da gravidez de mulheres mais pobres que afirmem querer ter os filhos, mas que recorreriam ao aborto por não ter como sustentar os bebês.

A ideia é que o governo apoie esse tipo de gravidez vulnerável e ajude a garantir alimentação e cuidados médicos à mãe e à criança por um determinado período.

*Folhapress

Siga-nos nas nossas redes!
WhatsApp
Entre e receba as notícias do dia
Entrar no Canal
Telegram Entre e receba as notícias do dia Entrar no Grupo
O autor da mensagem, e não o Pleno.News, é o responsável pelo comentário.