Presidente da Argentina quer encontro com Bolsonaro
Embaixador do país informou que Alberto Fernández quer trabalhar com governo brasileiro, 'deixando para trás desencontros'
Pleno.News - 19/08/2020 16h33 | atualizado em 19/08/2020 16h34

O embaixador da Argentina no Brasil, Daniel Osvaldo Scioli, disse nesta quarta-feira (19) que o presidente Alberto Fernández quer encontrar o colega brasileiro, Jair Bolsonaro (sem partido), até o final deste ano.
– Trouxe mensagem do presidente Alberto Fernández da vontade de trabalhar junto ao presidente Bolsonaro e sua equipe, deixando para trás desencontros – disse Scioli.
Ele deu declarações após a reunião em que entregou ao presidente brasileiro sua carta credencial.
Scioli foi vice-presidente da Argentina entre 2003 e 2007, no governo de Néstor Kirchner, e governador de Buenos Aires de 2007 a 2015.
Brasil e Argentina vivem uma relação conturbada que se agravou porque o país vizinho tem colocado barreiras para emitir licenças de importação de produtos brasileiros. O assunto já é tratado por técnicos do governo Bolsonaro como o maior foco de tensão na relação comercial com a administração do presidente peronista. O comércio entre os maiores sócios do Mercosul despencou com a crise do coronavírus.
– Falamos sobre como a pandemia está afetando a economia mundial. O desafio agora é recuperar o volume de intercâmbio comercial – disse Scioli.
O embaixador relatou ter pedido a Bolsonaro uma linha direta com ministros como Tereza Cristina (Agricultura) e Tarcísio de Freitas (Infraestrutura) para “destravar questões da economia regional”.
– Foi uma reunião muito franca e direta. Estou seguro que [uma eventual reunião entre Bolsonaro e Fernández] será um encontro frutífero para o bem dos nossos povos – afirmou o diplomata.
*Folhapress
Leia também1 Covid: Premiê diz que vacina será obrigatória na Austrália
2 Ex-presidente da Bolívia, Evo Morales é acusado de pedofilia
3 Donald Trump ironiza ataques feitos por Michelle Obama
4 Trump diz que fará México pagar por muro na fronteira
5 Ainda suspeita, explosão em Beirute é investigada pelo FBI