Leia também:
X Covid: Autoridades citam 1º caso de variante brasileira na Flórida

Presidente da Argentina pede saída do ministro da Saúde

Meios de comunicação locais divulgaram que rostos próximos ao governo teriam acesso à vacina de forma preferencial

Pleno.News - 19/02/2021 20h28

Presidente da Argentina, Alberto Fernández Foto: EFE/Juan Mabromata

Nesta sexta-feira (19), o presidente da Argentina, Alberto Fernández, pediu a demissão do ministro da Saúde, Ginés González García. A decisão acontece em meio à polêmica desencadeada por um jornalista próximo ao partido governista, que revelou ter sido vacinado contra a Covid-19 depois de ter pedido ao titular da pasta, sem respeitar o protocolo seguido para a população em geral.

Segundo fontes oficiais consultadas pela Agência EFE, o presidente deu a indicação ao chefe de gabinete, Santiago Cafiero, para pedir a saída do ministro, que por enquanto não falou publicamente sobre o assunto.

– Telefonei para meu velho amigo Gines González García, que conheço desde muito antes dele ser ministro, e ele me disse que eu tinha que ir ao Hospital Posadas. Quando eu estava para ir, recebi uma mensagem de seu secretário, que me disse que uma equipe de vacinadores do Posadas estava vindo para o Ministério, e para ir ao Ministério para me dar a vacina – declarou o jornalista Horacio Verbitsky, de 79 anos, à estação de rádio El Destape.

Nas últimas horas, vários meios de comunicação locais divulgaram que outros rostos próximos ao governo teriam acesso à vacina de forma preferencial, mas nenhum deles confirmou a informação.

RITMO DE VACINAÇÃO LENTO
As declarações de Verbitsky, feitas na manhã desta sexta, vieram apenas um dia depois que a província de Buenos Aires, onde está localizado o referido hospital, foi a primeira a implantar a operação de vacinação contra o coronavírus para os maiores de 70 anos. A campanha começou após mais de um mês e meio em que apenas os funcionários da área da saúde foram imunizados em todo o país.

Em sua juventude, o jornalista foi militante na guerrilha Montoneros (esquerda peronista), tem uma longa carreira na mídia e atualmente é presidente do Centro de Estudos Jurídicos e Sociais. Ele admitiu hoje que há alguns meses disse que “preferia esperar um pouco” antes de ser vacinado, e ver “que efeitos colaterais poderia haver”.

– Eu não tinha pressa, não tinha pressa de me vacinar. Bem, ontem eu recebi a vacina. Decidi me vacinar – afirmou.

Até o momento, a Argentina recebeu 1,22 milhão de doses da vacina russa Sputnik V, longe dos 5 milhões inicialmente previstos para janeiro e dos 14,7 milhões assinados para fevereiro. O país tem cerca de 45 milhões de habitantes, dos quais cerca de 7,2 milhões têm mais de 60 anos.

Também nesta semana, 580 mil doses do imunizante desenvolvido pelo Instituto Serum, na Índia, chegaram ao país vizinho, graças à transferência de tecnologia da AstraZeneca e da Universidade de Oxford.

Enquanto em outras cidades da província de Buenos Aires já começou a campanha em idosos, que devem se inscrever previamente em um site para ter acesso à vacinação, a capital, governada pela oposição ao governo nacional, por enquanto só abriu o registro online para aqueles com mais de 80 anos.

*Com informações da Agência EFE

Leia também1 Covid: Uruguai será último país da América do Sul a vacinar
2 Continente africano ultrapassa 100 mil mortes por Covid-19
3 Vaticano recua após dizer que demitiria quem não se vacinasse
4 Plano de vacinação da Venezuela dá prioridade a políticos
5 Guiné receberá mais de 11 mil vacinas contra ebola no domingo

Siga-nos nas nossas redes!
WhatsApp
Entre e receba as notícias do dia
Entrar no Canal
Telegram Entre e receba as notícias do dia Entrar no Grupo
O autor da mensagem, e não o Pleno.News, é o responsável pelo comentário.