Leia também:
X Cuba bate outro recorde de casos diários de Covid-19

Fernández pede “renovação” da arquitetura financeira mundial

Presidente argentino participou da Cúpula do Clima

Pleno.News - 22/04/2021 15h58 | atualizado em 22/04/2021 16h25

Presidente da Argentina, Alberto Fernández Foto: EFE/Fabián Mattiazzi

O presidente da Argentina, Alberto Fernández, pediu nesta quinta-feira (22) uma “renovação da arquitetura financeira internacional”, ao participar da Cúpula do Clima organizada pelos Estados Unidos e da qual participam 40 líderes internacionais.

Fernández pediu a mobilização de recursos concessionais e não reembolsáveis, canalizados por meio de bancos multilaterais e bilaterais, com processos ágeis e transparentes. Ele também pediu “pagamentos por serviços ecossistêmicos e permutas de dívidas por ações climáticas”.

O político repetiu a posição da Argentina sobre uma nova alocação de direitos de saque especiais para países de renda média, para melhorar o meio ambiente, e pediu uma reconfiguração das análises realizadas pelas agências de classificação de risco, “para não distorcer a realidade de nossos países”.

O presidente argentino chamou a “atenção para o fenômeno do superendividamento irresponsável”, causado antes da pandemia e agravado por ela, e pediu “maior flexibilidade em termos, taxas e condições”.

Fernández, que tomou posse em 2019, precisa refinanciar uma dívida de cerca de 45 bilhões de dólares (R$ 245 bilhões) da Argentina com o Fundo Monetário Internacional, assumida em 2018.

AMBIÇÃO CLIMÁTICA
O presidente da Argentina comemorou que os Estados Unidos tenham assumido esta “agenda essencial para o futuro da humanidade”. Além disso, ressaltou que o clima e a ação ambiental estão no “coração das convicções” do país sul-americano.

Fernández enfatizou que a Argentina vai honrar o Acordo de Paris, “ao aumentar a ambição climática”. Para este fim, ele disse que seu governo vai elaborar um plano a ser apresentado na próxima cúpula climática da COP26, que será realizada em Glasgow (Escócia), em novembro.

A Argentina está empenhada em aumentar a contribuição determinada nacionalmente, como parte da Convenção-Quadro das Nações Unidas sobre Mudança Climática, em 27,7% em relação a 2016, dois pontos percentuais acima da meta apresentada em 2020.

O país também se compromete a desenvolver 30% da matriz energética com energias renováveis, projetando medidas de eficiência para a indústria, transporte e construção, promovendo tecnologias de ponta para reduzir as emissões de metano e promovendo um complexo de produção de hidrogênio como um novo vetor energético.

*Com informações da Agência EFE

Leia também1 Prefeito de Buenos Aires luta para reabrir escolas durante pandemia
2 Argentina registra 1ª morte no país por 'aborto legalizado'
3 FMI crê que recuperação dos EUA favorecerá América Latina
4 Argentina: Inflação volta a subir em meio a 2ª onda da pandemia
5 Covid: Argentina bate recorde de mortes pelo 2º dia seguido

Siga-nos nas nossas redes!
WhatsApp
Entre e receba as notícias do dia
Entrar no Canal
Telegram Entre e receba as notícias do dia Entrar no Grupo
O autor da mensagem, e não o Pleno.News, é o responsável pelo comentário.