Leia também:
X Biden está bem de saúde e “apto” para Presidência, diz médico

Xi fará discurso pela paz na Ucrânia, diz ministro italiano

Informação foi revelada por ministro que se reuniu com responsável por política externa da China

Pleno.News - 17/02/2023 09h41 | atualizado em 17/02/2023 12h05

Xi Jinping Foto: EFE/EPA/MARK R. CRISTINO

O presidente chinês, Xi Jinping, fará um discurso pela paz na Ucrânia no aniversário do início da guerra ocasionada pela invasão da Rússia. A informação foi revelada pelo ministro das Relações Exteriores da Itália, Antonio Tajani, que se reuniu, nesta sexta-feira (17), em Roma, com o responsável pela política externa da China, Wang Yi.

No encontro com o diretor do Gabinete da Comissão dos Assuntos Exteriores do Partido Comunista da China, que está em viagem pela Europa, Tajani pediu “que a China pressione a Rússia a se sentar à mesa de negociações”, comentou à emissora pública italiana RAI.

Tajani disse que na reunião da noite de quinta (16) ouviu que o presidente chinês proferirá “um discurso de paz” para marcar o aniversário de um ano do início da guerra na Ucrânia, em 24 de fevereiro.

O ministro italiano garantiu que Wang insistiu na conversa que “a China quer a paz”, enquanto o chefe da diplomacia e vice-presidente do governo italiano desejou que “o país exerça finalmente uma pressão real sobre a Rússia, usando a sua grande influência”.

Após a reunião da noite de quinta, o ministro italiano emitiu um comunicado afirmando que a Itália enfatizou “a necessidade de exercer pressão sobre a Rússia para favorecer as condições para uma paz justa, através do apoio à diplomacia, sanções eficazes, assistência humanitária e justiça para as vítimas”.

– A China tem um papel fundamental a desempenhar na promoção da paz. Estou certo de que está pronta para se empenhar neste sentido – disse Tajani, na nota.

Na visita a Itália, Wang, que atuou como ministro das Relações Exteriores entre 2013 e o final do ano passado, também se reuniu nesta manhã com o presidente italiano, Sergio Mattarella.

*EFE

Leia também1 Biden está bem de saúde e "apto" para Presidência, diz médico
2 Chernobyl americano: Entenda o ocorrido com trem nos EUA
3 Estudantes de Ohio saem para evangelizar após Asbury
4 Segundo trem com carga tóxica descarrila nos EUA
5 Chefe do YouTube deixa o cargo após 9 anos e anuncia novo CEO

Siga-nos nas nossas redes!
WhatsApp
Entre e receba as notícias do dia
Entrar no Canal
Telegram Entre e receba as notícias do dia Entrar no Grupo
O autor da mensagem, e não o Pleno.News, é o responsável pelo comentário.