Leia também:
X Ex-embaixatriz da Ucrânia critica fala de Lula: ‘Desrespeito’

Prefeita ucraniana e família são encontrados mortos em Kiev

Vice-primeira-ministra ucraniana afirma que execução foi de autoria russa

Monique Mello - 04/04/2022 17h17 | atualizado em 04/04/2022 17h57

Prefeita Ucraniana, marido e filho são encontrados mortos Foto: Reprodução/YouTube Reuters

Olga Sukhenko, prefeita da cidade ucraniana de Motyzhyn, foi encontrada enterrada em uma cova rasa nos arredores de Kiev. Os corpos de Ihor Sukhenko e Oleksandr, seu marido e filho, respectivamente, também foram encontrados no mesmo local.

De acordo com a imprensa ucraniana, a família estava desaparecida desde o dia 26 de março. A vice-diretora do Conselho Regional de Kiev, Tetiana Semenova, foi a primeira a relatar o sumiço. Ela afirma que os militares russos tinham a intenção de levar apenas a prefeita.

– Eles [os militares russos] queriam apenas levar Olga, mas o marido insistiu que iria com ela. Depois de seis horas, eles também levaram o filho dela. Mais 20 moradores de Motyzhyn estão sendo mantidos em cativeiro. Há suspeita de que um traidor estava agindo na aldeia, que disse aos ocupantes onde moravam o chefe e [quem eram] os moradores ativos – relatou Semenova.

Os três corpos encontrados estavam com vendas e sinais de tortura e execução. A nora da prefeita publicou um texto de pesar nas redes sociais.

– Não sei escrever sobre isso. Sasha [filho de Olga] e seus pais se foram. Não tenho palavras e energia suficientes para descrever como eu e toda a minha família nos sentimos. Isso é um crime. Em todos os sentidos. Todos os envolvidos serão levados à Justiça – escreveu.

ATAQUE EM BUCHA
O governo ucraniano afirma ter encontrado 410 cadáveres e um cenário de profunda devastação nas cidades reocupadas após a saída das tropas russas da região de Kiev. A procuradora-geral, Irina Venediktova, fala em crimes de guerra, enquanto o Kremlin nega o massacre.

Somente na cidade de Bucha, a prefeitura contabilizou mais de 280 corpos em estado de decomposição, em valas comuns. Os invasores russos deixaram a cidade após o ataque das forças ucranianas; mas, antes, teriam assassinado civis. Além das mortes, há denúncias de estupros infligidos a mulheres ucranianas.

A Rússia, no entanto, nega ter cometido crimes de guerra e acusa o governo ucraniano de encenar uma “performance” para envenenar a mídia ocidental contra os russos.

Leia também1 Zelensky chama tropas russas de “estupradoras” e “carniceiras”
2 Ex-embaixatriz da Ucrânia critica fala de Lula: 'Desrespeito'
3 "Se os russos nos viam, atiravam na gente", diz morador de Bucha
4 Rússia nega massacre de civis e pede reunião na ONU
5 Papa confirma intenção de ir à Ucrânia, mas se preocupa

Siga-nos nas nossas redes!
WhatsApp
Entre e receba as notícias do dia
Entrar no Canal
Telegram Entre e receba as notícias do dia Entrar no Grupo
O autor da mensagem, e não o Pleno.News, é o responsável pelo comentário.