Leia também:
X FBI encontra mais de 30 crianças desaparecidas durante operação

Portugal reelege presidente conservador, Marcelo Rebelo

A candidata socialista Ana Gomes ficou em segundo lugar, com 12,5%

Thamirys Andrade - 25/01/2021 10h14 | atualizado em 25/01/2021 11h42

presidente de portugal, Marcelo Rebelo
Marcelo Rebelo é filiado ao Partido Social Democrata Foto: Reprodução

Os portugueses reelegeram o presidente Marcelo Rebelo de Sousa no primeiro turno das eleições, neste domingo (24). O chefe de Estado conservador conquistou 60,7% dos votos, cerca de 8% a mais do que no primeiro mandato, em 2016. Em segundo lugar, ficou a candidata socialista Ana Gomes, com 12,97%. A terceira colocação foi conquistada pelo fundador do movimento de direita “Chega”, André Ventura, com 11,9%. Em meio à pandemia, a taxa de abstenção foi alta, chegando a 60,51%.

Rebelo de Sousa é filiado ao Partido Social Democrata (PSD) e ex-professor de Direito. Ele ficou conhecido como comentarista político na televisão e chega novamente à cadeira presidencial aos 72 anos.

Após a confirmação da vitória, o presidente disse que se sente honrado pela confiança que o povo depositou nele e reafirmou seu compromisso de priorizar a pandemia.

– Temos de partir o quanto antes para podermos atingir a meta a tempo de não deixar esmorecer a esperança, até porque a melhor homenagem que podemos prestar aos mortos é cuidar dos vivos e, com eles, recriar Portugal.

Outros oito candidatos estavam na corrida presidencial deste ano. A esquerda saiu enfraquecida do processo eleitoral, com uma distância de apenas 1% do terceiro colocado, André Ventura. Com um discurso antissistema, o candidato recebeu quase meio milhão de votos e cresceu sete vezes mais em relação a outubro de 2019. Outros nomes, como Marisa Matias, do Bloco Esquerda, e João Ferreira, do Partido Comunista Português, também perderam espaço, obtendo 3,95% e 4,32% dos votos, respectivamente.

Leia também1 FBI encontra mais de 30 crianças desaparecidas durante operação
2 EUA: Após eleições, democratas ficam contra o lockdown
3 Premiê da Itália promete ações contra AstraZeneca por atraso
4 Adolescentes começam a ser vacinados em Israel
5 Donald Trump Jr. anuncia que criou canal no Telegram

Siga-nos nas nossas redes!
WhatsApp
Entre e receba as notícias do dia
Entrar no Grupo
Telegram Entre e receba as notícias do dia Entrar no Grupo
O autor da mensagem, e não o Pleno.News, é o responsável pelo comentário.