Leia também:
X Deputada do PT chama maconha de “potência” e quer uso no SUS

Porta-voz de Israel critica Brasil por permitir navios do Irã

Para Lior Haiat, governo brasileiro deveria seguir os passos adotados por União Europeia, EUA e outros países

Pleno.News - 02/03/2023 11h10 | atualizado em 02/03/2023 11h30

Porta-voz da chancelaria israelense, Lior Haiat Foto: Reprodução/ Print de vídeo YouTube Brújula Internacional TV

O governo de Israel criticou o fato de o Brasil ter recebido dois navios de guerra do Irã nesta semana, atracados no Rio de Janeiro. Porta-voz da chancelaria israelense, Lior Haiat disse que a permissão para que as embarcações aportassem era “um fato perigoso e lamentável”. Ele apontou que os EUA haviam imposto sanções, no mês passado, contra as duas embarcações, IRIS Makran e IRIS Dena, e lembrou que elas são parte da Marinha iraniana.

Haiat disse que o Brasil “não deve dar nenhum prêmio a um estado maligno, responsável por inúmeras violações de direitos humanos contra seus próprios cidadãos, executando ataques terroristas pelo mundo e proliferando armamentos para organizações terroristas por todo o Oriente Médio”.

O porta-voz ainda afirmou que o regime tem executado dezenas de ataques terroristas contra embarcações, o que ameaça a liberdade marítima de navegação, sendo dois deles nas últimas semanas.

O porta-voz israelense disse que o Brasil devia seguir os passos adotados por União Europeia, EUA, Canadá, Austrália, Japão e vários outros países e designar o regime iraniano “como o que ele realmente é: uma entidade terrorista”. Além disso, afirmou que ainda não é tarde para que os navios recebam ordem de deixar o porto.

Nesta semana, o senador republicano Ted Cruz, dos Estados Unidos, criticou o Brasil por receber as embarcações e chamou o presidente Luiz Inácio Lula da Silva de “chavista”. Cruz disse ainda que empresas brasileiras e o próprio porto poderiam ser alvo de sanções no episódio.

*AE

Leia também1 Navios iranianos: Senador dos EUA quer sanção contra o Brasil
2 Marinha ignora EUA e permite ancoragem de navios iranianos
3 Itamaraty e outros governos de esquerda condenam Israel
4 Diretor do FBI diz que Covid-19 veio de laboratório chinês
5 Nos EUA, homem é preso após tentar embarcar com explosivo

Siga-nos nas nossas redes!
WhatsApp
Entre e receba as notícias do dia
Entrar no Canal
Telegram Entre e receba as notícias do dia Entrar no Grupo
O autor da mensagem, e não o Pleno.News, é o responsável pelo comentário.