Leia também:
X Paraguai realiza ato pró-Israel e reabre embaixada em Jerusalém

Por atos anti-israelenses, Israel fecha embaixada na Irlanda

País disse que decisão foi motivada por "políticas extremas anti-Israel do governo irlandês"

Pleno.News - 15/12/2024 14h35 | atualizado em 16/12/2024 13h58

Benjamin Netanyahu Foto: EFE/EPA/OHAD ZWIGENBERG / POOL

Israel anunciou neste domingo (15) que irá fechar sua embaixada em Dublin, capital da Irlanda. A decisão, segundo comunicado do Ministério de Relações Exteriores israelense, é motivada por “políticas extremas anti-Israel do governo irlandês”, como o apoio a uma ação da África do Sul na Corte Internacional de Justiça, de Haia, na qual Israel é acusado de genocídio pela guerra em Gaza.

O ministro de relações exteriores de Israel, Gideon Saar, disse, em comunicado, que a Irlanda cruzou “todas as linhas vermelhas”. Em maio, a Noruega, a Irlanda e a Espanha decidiram reconhecer um Estado palestino independente. Em um anúncio coordenado, os governos dos três países disseram esperar que outras nações façam o mesmo diante da “ameaça para a solução de dois Estados”.

– As ações e a retórica antissemita usadas pela Irlanda contra Israel estão enraizadas na deslegitimação e demonização do Estado judeu, juntamente com padrões duplos. A Irlanda cruzou todas as linhas vermelhas em suas relações com Israel. Israel investirá seus recursos no avanço das relações bilaterais com países em todo o mundo de acordo com prioridades que também levem em consideração as atitudes e ações desses Estados em relação a Israel – disse Saar, em comunicado.

Já o primeiro-ministro da Irlanda, Simon Harris, disse rejeitar “totalmente” a afirmação de que a Irlanda é anti-Israel.

– A Irlanda é pró-paz, pró-direitos humanos e pró-direito internacional. A Irlanda quer uma solução de dois Estados e que Israel e Palestina vivam em paz e segurança. A Irlanda sempre defenderá os direitos humanos e o direito internacional – escreveu Harris.

*AE

Leia também1 Lula afirma que Braga Netto tem direito à 'presunção de inocência'
2 Lula recebe alta hospitalar e confessa que ficou "assustado"
3 "Poderia estar vivo", diz sobrinha de homem que morreu em UPA
4 Marçal e Jojo gravaram programa juntos no SBT, afirma colunista
5 Paraguai realiza ato pró-Israel e reabre embaixada em Jerusalém

Siga-nos nas nossas redes!
WhatsApp
Entre e receba as notícias do dia
Entrar no Canal
Telegram Entre e receba as notícias do dia Entrar no Grupo
O autor da mensagem, e não o Pleno.News, é o responsável pelo comentário.