Leia também:
X Biden se atrapalha ao ler teleprompter: “Repita a linha”

População do Sri Lanka invade casa do presidente, que foge

Manifestantes pedem a renúncia do presidente Gotabaya Rajapaksa em meio à crise

Monique Mello - 09/07/2022 11h21 | atualizado em 11/07/2022 12h26

Manifestantes invadem residência presidencial no Sri Lanka Foto: EFE/EPA/CHAMILA KARUNARATHNE

Manifestantes invadiram neste sábado (9) a residência oficial do presidente do Sri Lanka, Gotabaya Rajapaksa, em Colombo. Segundo agências de notícias, eles pedem a renúncia do presidente em meio à crise econômica que o país enfrenta. Rajapaksa já não estava na residência oficial desde a sexta-feira (8), por motivos de segurança.

Os manifestantes arrombaram os portões em outros prédios do governo, como a secretaria presidencial e do Ministério das Finanças. Militares e policiais tentaram impedir que os manifestantes entrassem nos edifícios, mas não conseguiram.

O primeiro-ministro Ranil Wickremesinghe convocou uma reunião de emergência dos líderes do partido para discutir a situação e chegar a uma resolução rápida. Ele pediu ao presidente para convocar o Parlamento, de acordo com um comunicado. Wickremesinghe também foi transferido para um local seguro.

Manifestantes invadem residência presidencial no Sri Lanka Foto: EFE/EPA/CHAMILA KARUNARATHNE

A polícia do país havia imposto um toque de recolher em Colombo e em outras áreas urbanas da cidade na sexta à noite, mas retirou neste sábado, em meio a objeções de advogados e políticos da oposição, que a chamaram de ilegal.

A embaixadora dos Estados Unidos no Sri Lanka, Julie Chung, pediu que as pessoas protestassem pacificamente e que os militares e a polícia” dessem espaço para que eles pudessem se manifestar com segurança”.

– O caos e a força não vão consertar a economia ou trazer a estabilidade política que os cingaleses precisam agora – disse Chung em um tuíte.

No mês passado, Wickremesinghe, afirmou que a economia do país entrou em colapso. Ele disse que as negociações com o Fundo Monetário Internacional (FMI) são complexas porque o país estaria falido.

Em abril, o Sri Lanka anunciou que estava suspendendo o pagamento de empréstimos estrangeiros devido a uma escassez dessas moedas. A dívida externa total do país é de US$ 51 bilhões, com previsão de crescimento de mais de US$ 28 bilhões até o final de 2027.

*AE

Leia também1 Biden se atrapalha ao ler teleprompter: "Repita a linha"
2 Uruguai proíbe vacinação contra Covid em menores de 13 anos
3 "O inimigo está dentro da nossa própria pátria", diz Bolsonaro
4 Saiba quem é o suspeito de atirar e matar o ex-premiê do Japão
5 EUA: Joe Biden assina decreto para facilitar acesso ao aborto

Siga-nos nas nossas redes!
WhatsApp
Entre e receba as notícias do dia
Entrar no Canal
Telegram Entre e receba as notícias do dia Entrar no Grupo
O autor da mensagem, e não o Pleno.News, é o responsável pelo comentário.