Petro diz não estar preocupado com o que Maduro possa falar
Presidente colombiano se manifestou por meio de uma rede social
Pleno.News - 03/01/2026 16h55 | atualizado em 06/01/2026 13h58

Neste sábado (3), o presidente da Colômbia, Gustavo Petro, disse que não está preocupado com o que Nicolás Maduro possa contar sobre ele às autoridades dos Estados Unidos, após ter sido detido junto com a primeira-dama, Cilia Flores, nos ataques de forças especiais americanas a alvos em Caracas e outras cidades do país sul-americano.
– Não estou preocupado de forma alguma – escreveu Petro, na rede social X.
O comentário foi feito em resposta a uma mensagem do jornalista Hassan Nassar, que afirmou que o presidente colombiano “deve estar muito preocupado com o que o chefe do Cartel dos Sóis pode contar” a seu respeito nos EUA.
O presidente americano, Donald Trump, anunciou neste sábado que forças de seu país capturaram Maduro e sua esposa em uma operação que ele definiu como “brilhante”.
A ação ocorreu em um contexto no qual Petro protagonizou, nos últimos meses, críticas cruzadas a Trump devido à campanha antidrogas dos EUA no Caribe.
No mês passado, o mandatário americano advertiu Petro que ele seria “o próximo”, em alusão à pressão que seu governo estava exercendo sobre Maduro.
Além disso, o governo americano retirou, em setembro, a Colômbia de sua lista de países que cooperam com o combate às drogas e, posteriormente, sancionou Petro, incluindo-o na chamada Lista Clinton, após acusá-lo de ser um “líder do narcotráfico”.
A respeito, o mandatário colombiano alegou hoje que não tem nada a esconder e que, pelo contrário, dedicou-se “a investigar por dez anos e evidenciar em debates públicos as relações entre políticos de poder e os narcotraficantes armados”.
*Com informações da Agência EFE
Leia também1 Rússia diz que EUA quer petróleo da Venezuela e critica Europa
2 América do Sul: Líderes divergem após captura de Maduro
3 Trump diz que seria difícil para Machado liderar Venezuela
4 Vice de Maduro diz que Venezuela vai se defender dos EUA
5 Elon Musk parabeniza Trump: "Mensagem clara para ditadores"



















