Leia também:
X China desenvolve nova vacina contra a Covid-19 por inalação

Peru: Fujimori é ultrapassada e denuncia fraude nas eleições

Candidata apresentou uma série de fotos e vídeos que comprovariam fraudes nas votações

Paulo Moura - 08/06/2021 12h22 | atualizado em 08/06/2021 12h49

Keiko Fujimori denunciou fraude nas eleições no Peru Foto: EFE/Stringer

A candidata à Presidência do Peru, Keiko Fujimori, denunciou na segunda-feira (7) uma suposta “fraude sistemática” nas eleições presidenciais do país, indicando uma série de irregularidades que ela atribui ao partido Peru Libre, de seu rival Pedro Castillo.

Em entrevista coletiva, Fujimori afirmou ter detectado diversos problemas processo eleitoral realizado no último domingo (6). Entre as acusações de Fujimori estão a impugnação de atas que demonstrariam sua vantagem e a fraude de 87 cartões de identificação por parte de um funcionário do partido Peru Libre. A candidata apresentou fotos e vídeos para respaldar sua denúncia.

Próximo de 96% das urnas apuradas até 12h desta terça-feira (8), Castillo liderava a corrida eleitoral com 8,59 milhões de votos válidos, equivalente a 50,2%, e Fujimori tinha 8,51 milhões, que totalizava 49,8%.

– Há uma intenção clara de boicotar a vontade popular. Não é que estejamos preocupados com a nossa candidatura, é com a defesa do futuro do nosso país – declarou ela.

O candidato à vice-presidência na chapa de Fujimori, Luis Galarreta, disse na entrevista coletiva que uma família inteira, partidária de Castillo, compareceu à mesa de votação de uma das seções eleitorais. Além disso, ele destacou que têm mais de 1.200 atas contestadas, nas quais Fujimori lidera a votação.

– Sabemos que as atas que chegam de compatriotas no exterior precisam ser contadas e confiamos que a votação será equilibrada – completou Fujimori.

*Com informações do Estadão

Leia também1 Queiroga diz que é ministro da Saúde, não censor do presidente
2 Mãe de Nego do Borel é indiciada por agredir criança de 8 anos
3 Bolsonaro diz que errou sobre TCU, mas ressalta supernotificação
4 Varejo: Alta de vendas em abril é a maior para o mês desde 2000
5 China desenvolve nova vacina contra a Covid-19 por inalação

Siga-nos nas nossas redes!
WhatsApp
Entre e receba as notícias do dia
Entrar no Canal
Telegram Entre e receba as notícias do dia Entrar no Grupo
O autor da mensagem, e não o Pleno.News, é o responsável pelo comentário.