Leia também:
X Trump diz que recontagem de votos na Geórgia é falsa

Peru elege terceiro presidente em pouco mais de 2 anos

País sofre grave crise institucional após impeachment e renúncia de presidentes

Pleno.News - 16/11/2020 18h40

Francisco Sagasti foi eleito presidente do Peru Foto: Reprodução

O Congresso do Peru elegeu Francisco Sagasti, do Partido Morado, de tendência centro-liberal, como o novo presidente do país. Ele assumirá o cargo vago desde ontem (15), quando Manuel Merino renunciou após apenas uma semana no poder e em meio a uma grave crise política e social que levou a grandes protestos pelo país.

Sagasti, de 76 anos, foi eleito pelo Congresso para presidir sua mesa diretora e, portanto, assumirá o poder no país conforme a Constituição, que determina que o ocupante deste posto assuma a presidência do país quando não houver um mandatário.

O placar da votação na qual foram escolhidos na mesma chapa Sagasti e os três novos vice-presidentes da mesa diretora do Congresso foi de 97 votos a favor e 26 contra. Com a nova composição, o país espera encontrar uma saída para a crise política, de legitimidade e de violência repressiva que foi desencadeada após a destituição de Martín Vizcarra, há uma semana, o que levou à posse de Merino.

No momento em que Sagasti assumir a presidência interina do Peru, o Congresso ficará sob comando da deputada esquerdista Mirtha Vázquez.

Sagasti é um nome de relativo consenso, bem visto tanto pela esquerda como pela direita. Ele foi um dos poucos deputados (apenas 19 em 130) que se opôs declaradamente à cassação de Vizcarra, alegando um caráter ilegítimo e desestabilizador, além do distanciamento da vontade popular, o que foi comprovado nos protestos.

O político, engenheiro de profissão e que trabalhou por vários anos como consultor técnico no Banco Mundial, terá aparentemente mais facilidades do que seu antecessor para formar um gabinete “de base ampla” para garantir a realização das eleições gerais de 2021 e uma transição pacífica do poder em julho.

*Com informações da agência EFE

Leia também1 Congresso destitui presidente do Peru por 'incapacidade moral'
2 Presidente do Peru renuncia cinco dias após assumir cargo
3 Trump diz que recontagem de votos na Geórgia é falsa
4 Ashley, filha de Joe Biden, já foi presa por porte de maconha
5 Trump reage: 'Biden só ganhou aos olhos da mídia fake news'

Siga-nos nas nossas redes!
WhatsApp
Entre e receba as notícias do dia
Entrar no Canal
Telegram Entre e receba as notícias do dia Entrar no Grupo
O autor da mensagem, e não o Pleno.News, é o responsável pelo comentário.