Parlamento britânico rejeita acordo de saída da UE
Texto foi apresentado pela primeira-ministra, Theresa May
Henrique Gimenes - 15/01/2019 19h27 | atualizado em 16/01/2019 10h06

Neste terça-feira (15), o Parlamento do Reino Unido rejeitou o acordo de saída da União Europeia, o Brexit, por 432 votos contra e 202 a favor. A proposta tinha sido apresentada pela primeira-ministra Theresa May e era apoiada pelos países da Europa.
Com a decisão, May agora precisa apresentar um plano alternativo até a próxima segunda-feira (21). Além disso, ela ainda irá encarar uma moção de censura apresentada pelo Partido Trabalhista, liderado por Jeremy Corbyn. Com a medida, a oposição tenta forçar nova eleição para o cargo de primeiro-ministro.
O Reino Unido deixará a União Europeia no dia 29 de março e dependia da aprovação do acordo para não ter que negociar uma prorrogação. Do contrário, a ruptura acontecerá sem um acordo o que, conforme a própria May, “significaria nenhuma parceria de segurança com a União Europeia”.
O principal ponto do acordo rejeitado pelo Parlamento trata de um mecanismo de salvaguarda que visa evitar que a fronteira da Irlanda do Norte com a Irlanda, país independente e que continua no bloco, deixe de ser de livre circulação. O tratado ainda possuía outros pontos, como o direito de cidadãos após o Brexit e um período de transição.
O Reino Unido entrou na União Europeia em 1973.
*Com informações da Agência EFE
Leia também1 Venezuela anuncia transição para substituir Maduro
2 Presidente da Argentina vem ao Brasil com cinco ministros