Leia também:
X Bolsonaro recebe Mauricio Macri com honras de Estado

Para Mauricio Macri, governo da Venezuela é uma “ditadura”

Presidente da Argentina criticou Nicolás Maduro em um pronunciamento conjunto com Jair Bolsonaro

Henrique Gimenes - 16/01/2019 14h51 | atualizado em 16/01/2019 15h04

Presidente da Argentina, Mauricio Macri, e presidente do Brasil, Jair Bolsonaro Foto: Marcelo Camargo/Agência Brasil

Após um encontro entres os presidentes do Brasil, Jair Bolsonaro, e da Argentina, Mauricio Macri, nesta quarta-feira (16), os líderes dos dois países comentaram a situação da Venezuela. O argentino criticou as “eleições fictícias” que elegeram Nicolás Maduro e chamou o presidente venezuelano de “ditador que tenta se perpetuar no poder”.

Macri veio ao Brasil para sua primeira visita oficial após a posse de Jair Bolsonaro. Os dois presidentes participaram de uma audiência privada e depois fizeram pronunciamento conjunto no Palácio do Planalto. De acordo com Macri, Brasil e Argentina estão preocupados com a situação dos venezuelanos.

– Compartilhamos a preocupação pelos venezuelanos. Reafirmamos nossa condenação à ditadura de Nicolás Maduro. Não aceitamos esse escárnio com a democracia, e menos ainda a tentativa de vitimização de quem na verdade é o algoz – ressaltou.

Maduro tomou posse para seu segundo mandato na última quinta-feira (10) após uma eleição contestada. O pleito, ocorrido em maio de 2018, teve a vitória de Maduro após a oposição se recusar a participar. O presidente argentino afirmou que a comunidade internacional já “se deu conta” da situação na Venezuela.

– A comunidade internacional já se deu conta. Maduro é um ditador que tenta se perpetuar no poder com eleições fictícias, prendendo opositores e levando os venezuelanos a uma situação desesperadora e angustiante – destacou.

No pronunciamento, Macri e Bolsonaro ainda deixaram claro que os dois países reconhecem a Assembleia Nacional da Venezuela como única instituição legítima do país. Para Bolsonaro, Brasil e Argentina seguem “avançando no rumo certo” por terem o mesmo posicionamento sobre Maduro.

– Nossa cooperação na questão da Venezuela é o exemplo mais claro do momento. As conversas de hoje com o presidente Macri só fazem reforçar minha convicção de que o relacionamento entre Brasil e Argentina seguirá avançando no rumo certo: o rumo da democracia, da liberdade e segurança e do desenvolvimento – explicou.

Durante o pronunciamento, o presidente do Brasil também defendeu um Mercosul mais enxuto.

Leia também1 Bolsonaro recebe Mauricio Macri com honras de Estado
2 Após elogio de Trump, Maduro chama Bolsonaro de Hitler

Siga-nos nas nossas redes!
WhatsApp
Entre e receba as notícias do dia
Entrar no Canal
Telegram Entre e receba as notícias do dia Entrar no Grupo
O autor da mensagem, e não o Pleno.News, é o responsável pelo comentário.