Otan reage à “ameaça nuclear” de Vladimir Putin

Presidente russo colocou equipes de armas nucleares em posição de alerta

Pleno.News
Vladimir Putin Foto:GUNEYEV/SPUTNIK/KREMLIN POOL / POOL

A Otan criticou com veemência neste domingo (27) a “retórica perigosa” da Rússia após o anúncio do presidente Vladimir Putin do estado alerta de suas forças de contenção nuclear em meio à invasão militar da Ucrânia.

Em declarações à CNN internacional, o secretário-geral da Otan, Jens Stoltenberg, advertiu dessa forma para o aumento das tensões com a Rússia.

Leia também

– Se você combinar essa retórica com o que os russos estão fazendo na Ucrânia, lançando uma guerra contra uma nação soberana independente, isso adiciona gravidade à situação – reconheceu Stoltenberg.

Nesse sentido, o secretário-geral da Otan destacou o “comportamento irresponsável” e a “retórica perigosa” do presidente Putin.

– É por isso que apoiamos, mas também porque nas últimas semanas aumentamos significativamente a presença da Otan no flanco leste da aliança – acrescentou.

Jens Stoltenberg, secretário-geral da Otan Foto: EFE/EPA/STEPHANIE LECOCQ

Stoltenberg respondeu desta forma ao anúncio de Moscou de que estava colocando suas forças de contenção nuclear em um “regime de serviço especial” após “declarações agressivas” dos principais países da Otan.

Neste sábado (26), os aliados ocidentais, liderados pelos Estados Unidos e pela União Europeia (UE), aprovaram uma nova rodada de sanções econômicas contra a Rússia, a mais poderosa até o momento, que inclui a exclusão de alguns bancos russos do sistema internacional de pagamentos Swift e restrições às operações internacionais do Banco Central da Rússia.

Grande incêndio em um depósito de petróleo após um ataque de mísseis russos / Foto: EFE/EPA/ALISA YAKUBOVYCH
Incêndio na Ucrânia / Foto: EFE/EPA/ALISA YAKUBOVYCH
Militares ucranianos inspecionam situação em uma posição perto de Kiev / Foto: EFE/EPA/ALISA YAKUBOVYCH
Militares ucranianos descansam próximo a um depósito de petróleo após um míssil russo atacar perto de Kiev / Foto: EFE/EPA/ALISA YAKUBOVYCH
Militar ucraniano em Kiev / Foto: EFE/EPA/ALISA YAKUBOVYCH
Militares ucranianos em Kiev / Foto: EFE/EPA/ALISA YAKUBOVYCH
Um soldado eslovaco carrega um bebê na cadeirinha enquanto pessoas que fogem da Ucrânia chegam à Eslováquia / Foto: EFE/EPA/MARTIN DIVISEK
Polônia recebe roupas para os refugiados da Ucrânia / Foto: EFE / Biel Aliño
Manifestantes fazem manifestação em Sydney, Austrália / Foto: EFE/EPA/BRENDON THORNE
Estudante indiano é abraçado por familiares após retornar da Ucrânia / Foto: EFE/EPA/IDREES MOHAMMED

*EFE

Mais Lidas