Leia também:
X Truth Social: Google veta rede social de Trump na Play Store

ONU: Relatório aponta violações de direitos humanos na China

Documento apontou que a privação mais geral dos direitos "podem constituir crimes internacionais"

Pleno.News - 01/09/2022 09h23 | atualizado em 01/09/2022 12h32

Relatório vê violação de direitos humanos por parte da China Foto: Pixabay

A Organização da Nações Unidas (ONU) concluiu que violações de direitos humanos podem ter ocorrido na região de Xinjiang, na China, que abriga grande parte da minoria muçulmana uigur do país. Em um aguardado relatório do Alto Comissariado da ONU para Direitos Humanos, a conclusão é de que a privação mais geral dos direitos “podem constituir crimes internacionais, em particular crimes contra a humanidade”.

Segundo o documento, a avaliação ocorre pela “extensão da detenção arbitrária e discriminatória de uigures e outros grupos predominantemente muçulmanos, de acordo com a lei e a política”.

Entre uma série de recomendações a Pequim, estão: “esclarecer urgentemente o paradeiro de indivíduos cujas famílias busca informações sobre seus entes queridos, inclusive, fornecendo detalhes de seus localizações exatas e estabelecendo canais seguros de comunicação e viagens”, além de investigar as acusações de violação de direitos humanos.

O relatório foi divulgado em um período que coincide com a saída da Alta Comissária da ONU para Direitos Humanos Michele Bachelet do cargo. O tema é alvo de disputas entre governos ocidentais e Pequim, que nega que crimes contra a humanidade sejam cometidos na região autônoma.

Segundo o governo local, as ações constituem medidas de segurança contra terroristas e o extremismo em Xinjiang. De acordo com a agência Associated Press, a delegação chinesa da ONU em Genebra reagiu da seguinte forma: “baseada em desinformação e mentiras elaboradas por forças antichinesas e presunção de culpa, a chamada ‘análise’ distorce as leis chinesas, calunia descaradamente a China, e interfere nos assuntos internos da China”.

*AE

Leia também1 PM tem carro atingido por mais de 30 tiros ao intervir em assalto
2 Criança de 1 ano e 7 meses morre durante atividade em creche
3 PF encerra investigação e diz que não encontrou provas de propinas da Odebrecht a Renan Calheiros e Romero Jucá
4 Bolsonaro diz que Petrobras deve anunciar “boa notícia” em breve
5 Desde 2018, registro de armas por CACs cresce e supera 1 milhão

Siga-nos nas nossas redes!
WhatsApp
Entre e receba as notícias do dia
Entrar no Canal
Telegram Entre e receba as notícias do dia Entrar no Grupo
O autor da mensagem, e não o Pleno.News, é o responsável pelo comentário.