Leia também:
X Após manifestações violentas, França suspende imposto

ONU anuncia ajuda financeira a quem abrigar venezuelanos

Países que recebem maior parte dos refugiados receberão auxílio

Camille Dornelles - 04/12/2018 09h30 | atualizado em 04/12/2018 10h02

A Organização das Nações Unidas anunciou que incluiu a Venezuela em seu plano humanitário anual nesta terça-feira (4). O secretário-geral para Assuntos Humanitários da ONU, Mark Lowcock, afirmou que é a primeira vez que o país entra na lista.

Com a decisão, a ONU fornecerá ajuda às nações da América do Sul e do Caribe que receberam grande parte dos venezuelanos. Entre elas está o Brasil.

– Planejamos ajudar os países vizinhos da Venezuela a enfrentar as consequências do fluxo de venezuelanos que chegaram – disse em entrevista coletiva.

Lowcock explicou que praticamente todos os países da América do Sul e muitos caribenhos receberão ajuda, mas esta será proporcional à quantidade de venezuelanos que chegaram aos mesmos. Indicadores da organização apontam que 2,6 milhões pessoas emigraram a partir de 2015.

– Em 2019, estima-se que 3,6 milhões de pessoas necessitarão de assistência e proteção, sem que seja previsível o retorno no curto e no médio prazo – aponta Lowcock.

Sobre a situação dentro da Venezuela, Lowcock mencionou que a ONU reforçou sua ajuda para as áreas de saúde e nutrição, e que existe disposição para fazer mais se as autoridades nacionais se mostrarem de acordo.

*Com informações da Agência EFE

Leia também1 Economia da Venezuela caiu 53% desde a eleição de Maduro
2 Lista de países que patrocinam terroristas pode ter Venezuela
3 Venezuela e outros países devem R$ 1,8 bilhão ao BNDES

Siga-nos nas nossas redes!
WhatsApp
Entre e receba as notícias do dia
Entrar no Canal
Telegram Entre e receba as notícias do dia Entrar no Grupo
O autor da mensagem, e não o Pleno.News, é o responsável pelo comentário.