Leia também:
X EI confirma morte de seu líder e nomeia novo comandante

Novo presidente da Argentina não vê Maduro como ditador

Governo de Alberto Fernández e Kirchner deve sair do Grupo de Lima

Gabriela Doria - 31/10/2019 14h48

Alberto Fernández mudará politica ideológica da Argentina Foto: EFE/Fabián Mattiazzi

Saem de cena as pomposas viagens internacionais, as visitas de grandes líderes mundiais e o afã de sediar cúpulas como as do G20 e da Organização Mundial do Comércio (OMC) que marcaram a gestão de Mauricio Macri.

A Argentina do presidente eleito, Alberto Fernández, que assume o cargo no próximo dia 10 de dezembro, vai se preocupar mais com o país das fronteiras para dentro, em um modelo parecido com o do presidente mexicano, Andrés Manuel López Obrador, segundo um alto funcionário da equipe de transição de Fernández.

E é justamente para o México que o próximo mandatário argentino viaja nesta sexta-feira (1º), quando se encontrará com Obrador, como o líder do país é conhecido.

Além do plano de poucas viagens ao exterior, Fernández também imitará o mexicano em outras questões como, por exemplo, a relação com a Venezuela.

A Argentina, de acordo com esta fonte, deixará o Grupo de Lima, reunião de 14 países das Américas para discutir a crise no país caribenho. O novo mandatário também se negará a chamar Nicolás Maduro de ditador e nem reconhecerá Juan Guaidó como presidente interino do país por ser líder da Assembleia Nacional opositora.

O novo governo argentino reconhece os abusos de direitos humanos apontados no relatório da ONU realizado pela alta comissária Michelle Bachelet, mas apostará na saída da crise por meio do diálogo e da não-interferência.

No começo da semana, em resposta a uma mensagem de Maduro na qual o ditador parabeniza o peronista pela eleição, Fernández agradeceu escrevendo que a “América Latina deve trabalhar unida para superar a pobreza e a desigualdade de que padece” e que “a plena vigência da democracia é o caminho para alcançar isso.”

Para o presidente eleito, as ações que a Argentina vinha tomando, como incentivar o Tratado Interamericano de Assistência Recíproca (Tiar), acordo da Organização dos Estados Americanos que poderia autorizar uma ação militar na Venezuela, tinham potencial para levar a uma escalada que deixaria o país sem alternativa a não ser participar de uma intervenção.

Sobre as declarações do presidente brasileiro, Jair Bolsonaro, que criticou a vitória da chapa kirchnerista e anunciou que não parabenizaria o eleito, o entorno de Fernández diz que o argentino não está preocupado e que o comércio entre os países não será afetado por uma diferença ideológica.

Para a equipe de transição, os presidentes nunca se identificarão um com o outro, mas o discurso é que a relação que importa não é a de Fernández e Bolsonaro, mas a de Brasil e Argentina. E que, por “inércia econômica”, essa ligação sempre será forte.

No entanto, entre as prioridades econômicas do próximo governo argentino está a ideia de ativar travas protecionistas a alguns setores, o que contraria a linha de maior abertura do governo brasileiro.

A ideia de expulsar a Argentina do Mercosul, como chegou a sugerir Bolsonaro, não é levada a sério pela equipe do presidente eleito.

*Folhapress

Leia também1 Dois dias após eleição, Justiça livra Cristina de 2 processos
2 Novo presidente da Argentina tem filho drag queen
3 Maduro celebra "democracia" na eleição da Argentina

Siga-nos nas nossas redes!
WhatsApp
Entre e receba as notícias do dia
Entrar no Canal
Telegram Entre e receba as notícias do dia Entrar no Grupo
O autor da mensagem, e não o Pleno.News, é o responsável pelo comentário.