Leia também:
X Empresa investe R$ 80 milhões para ressuscitar mamute extinto

“Nova Iorque será refúgio seguro para o aborto”, diz governadora

Democrata referiu-se diretamente à lei antiaborto do estado do Texas

Pleno.News - 14/09/2021 18h11 | atualizado em 14/09/2021 18h13

A governadora Kathy Hochul é democrata Foto: EFE / EPA / Peter Foley

A governadora de Nova Iorque (EUA), Kathy Hochul, anunciou nesta segunda-feira (13) um plano para tornar o estado um “refúgio seguro” para as mulheres que solicitam um aborto nos Estados Unidos, após a aprovação de uma polêmica lei antiaborto no Texas.

A democrata Hochul apontou publicamente a lei antiaborto do Texas como “grotescamente injusta”, em evento no Central Park, onde apresentou uma campanha para que as mulheres “conheçam seus direitos e proteções legais” e que também será dirigida aos provedores de serviços sanitários .

Em relação a essas empresas, a governadora ordenou que o Departamento de Saúde desenvolva e distribua um guia “moderno” sobre o aborto, além de atualizar as regulações para que o acesso a medicamentos relacionados à intervenção seja facilitado através de serviços de teleatendimento.

– O acesso ao aborto é seguro em Nova Iorque. Os direitos dos que procuram os serviços de aborto serão sempre protegidos aqui – disse Hochul na nota, objetos-se diretamente às mulheres do Texas.

Além disso, a governadora escreveu uma carta aos executivos do Facebook solicitando que a plataforma para “mitigue” a “desinformação” sobre o aborto espalhada através das redes sociais, especialmente no que diz respeito a leis, regulamentos e disponibilidade do aborto.

Ao introduzir estas iniciativas, Hochul foi rodeada por legisladoras e líderes institucionais com como quais coordena a “luta pelos direitos reprodutivos” das mulheres, incluindo uma senadora Kirsten Gillibrand, que defendeu ações em nível federal.

– Temos de aprovar uma Lei de Proteção da Saúde da Mulher, que criaria proteções federais contra restrições estaduais que minam os direitos das mulheres e se intrometem na tomada de decisões pessoais – disse Gillibrand.

*EFE

Leia também1 Governo Biden processa o Texas por lei restritiva contra o aborto
2 Lula: Aborto é "questão de saúde pública” e "direito da mulher”
3 ONGs pedem fundo destinado ao clima para projetos abortistas
4 Alanis Morissette revela ter sido vítima de estupro coletivo
5 Chamado de pedófilo, Caetano perde processo contra Feliciano

Siga-nos nas nossas redes!
WhatsApp
Entre e receba as notícias do dia
Entrar no Canal
Telegram Entre e receba as notícias do dia Entrar no Grupo
O autor da mensagem, e não o Pleno.News, é o responsável pelo comentário.