Leia também:
X Pandemia de Covid-19 está “longe de terminar”, avalia OMS

Nome de Lula “some” de lista da Ucrânia de acusados pró-Russia

Petista era o único brasileiro na lista com 78 nomes

Monique Mello - 27/07/2022 14h26 | atualizado em 27/07/2022 14h56

Lula era o único brasileiro em lista negativa do governo ucraniano Foto: Ricardo Stuckert/ PT

O nome do ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) não consta mais na lista de pessoas que promovem propaganda pró-Rússia durante a guerra. A lista foi elaborada pelo Centro de Combate à Desinformação do governo da Ucrânia, com 78 pessoas, sendo Lula o único brasileiro.

O governo ucraniano ainda não informou o que motivou a exclusão. De acordo com pesquisa do UOL na plataforma WaybackMachine, que funciona como uma espécie de arquivo de sites na internet, o petista já não constava na lista às 18h13 desta terça-feira (26).

Lula entrou na mira de Volodymyr Zelensky sob duas acusações. A primeira é a de que o petista afirmou que a Rússia deveria liderar a nova ordem mundial. Não foi encontrado nenhum registro de que Lula de fato tenha dado tal declaração.

A segunda acusação é a de que Lula afirmou que Zelensky é tão culpado pela guerra quanto Vladimir Putin, presidente da Rússia. Quanto a esta já houve comprovação. Lula firmou em entrevista à revista norte-americana Time em 4 de maio deste ano.

– Fico vendo o presidente da Ucrânia na televisão como se estivesse festejando, sendo aplaudido em pé por todos os parlamentos, sabe? Esse cara é tão responsável quanto o Putin – declarou o petista, à época.

O governo ucraniano ainda não se pronunciou sobre os motivos da retirada de Lula da lista, que conta com nomes de políticos, jornalistas, cientistas políticos, analistas, entre outros.

Leia também1 Datafolha: Bolsonaro e Lula "empatam" entre jovens cristãos
2 Lula e Jair Bolsonaro devem ir ao Jornal Nacional em agosto
3 PF volta a buscar ligação entre Adélio e PCC, afirma colunista
4 Pablo Marçal critica adversários: 'O incompetente e o pecador'
5 Bolsonaro cita Luther King e pede que "bons" não desistam

Siga-nos nas nossas redes!
WhatsApp
Entre e receba as notícias do dia
Entrar no Canal
Telegram Entre e receba as notícias do dia Entrar no Grupo
O autor da mensagem, e não o Pleno.News, é o responsável pelo comentário.