Leia também:
X Pr. fala do anticristo, da mídia e diz que o fim está próximo

No País de Gales, contrários à monarquia vaiam Charles III

Foram os primeiros protestos enfrentados pelo atual monarca

Pleno.News - 17/09/2022 08h33 | atualizado em 19/09/2022 14h51

Rei Charles III cumprimenta cidadãos no País de Gales Foto: EFE/EPA/JON ROWLEY

O rei Charles III foi vaiado por manifestantes antimonarquia durante viagem ao País de Gales nesta sexta-feira (16), na última parte de seu primeiro giro pelo Reino Unido após assumir o trono britânico. Os protestos contrários à continuidade da família real foram a primeira – ou pelo menos a mais visível – manifestação contra o rei desde a morte da rainha Elizabeth II, no último dia 8.

Protestos contra a monarquia eram esperados durante a visita de Charles III, e o primeiro-ministro galês, Mark Drakeford, já havia anunciado que manifestações políticas de oposição estariam autorizadas. Alguns ativistas também ergueram faixas e cartazes pedindo a abolição da monarquia com dizeres como, “Cidadão, não súdito” e “Democracia agora”.

Charles III e Camilla Parker chegando ao País de Gales Foto: EFE/EPA/JON ROWLEY

CRÍTICAS
As críticas dos galeses são mais simbólicas pelo fato de Charles III ter ostentado por anos o título de príncipe de Gales, um país em que viveu parte de sua juventude. O antigo título de Charles, agora passado para seu filho mais velho, William, é um fator contestado por parte da população local.

– Muitas pessoas não aceitam o título de príncipe de Gales, porque acreditam que deveria pertencer a um galês – disse Maria Sarnacki, prefeita de Caernarfon.

O título foi utilizado originalmente por príncipes nativos, mas o último, Llywelyn ap Gruffudd, foi executado, em 1282, durante a conquista de Gales pelo rei Edward I da Inglaterra. Quase 750 anos depois, a região tem autonomia política e registra um distanciamento da coroa britânica – que Charles III, menos popular que sua mãe, terá de se esforçar para superar.

Apesar das manifestações contrárias, Charles e Camilla foram saudados pela maior parte das pessoas que lotaram as ruas de Cardiff. Assim como aconteceu em vários momentos desde o início de suas viagens pela Escócia, Inglaterra e Irlanda do Norte, após se tornar rei, gritos de “Deus salve o rei” foram ouvidos na entrada dos dois compromissos de Charles – uma cerimônia religiosa em homenagem a Elizabeth II na catedral de Llandaff e uma visita oficial ao Parlamento galês, o Senedd.

VIGÍLIA
Charles III voltou a Londres, onde era esperado pela princesa Anne e pelos príncipes Andrew e Edward para a vigília, principal evento do velório da rainha. Cumprindo a tradição iniciada em 1936, quando os filhos de George V velaram o corpo do pai, todos os filhos de Elizabeth II compareceram vestidos com seus uniformes militares completos e permaneceram em silêncio e com a cabeça baixa por 15 minutos.

Os súditos ingleses não diminuíram o interesse em prestar suas últimas homenagens à monarca mais longeva da história do Reino Unido. Ontem, o governo britânico teve de suspender a entrada de mais pessoas na fila do velório, que alcançou oito quilômetros de extensão, com uma espera estimada de 14 horas para ver o caixão na sede do Parlamento.

Britânicos comuns e personalidades, como o ex-capitão da seleção inglesa de futebol David Beckham, esperaram na fila, que foi reaberta na tarde desta sexta.

*AE

Leia também1 Papa Francisco não irá ao funeral da rainha Elizabeth II
2 Beckham fica horas na fila para ir ao velório de Elizabeth II
3 Você sabia? Conheça 10 regras curiosas e estranhas da realeza
4 Guarda real desmaia durante o velório da rainha Elizabeth II
5 Saiba por que o caixão da rainha Elizabeth II é feito de chumbo

Siga-nos nas nossas redes!
WhatsApp
Entre e receba as notícias do dia
Entrar no Canal
Telegram Entre e receba as notícias do dia Entrar no Grupo
O autor da mensagem, e não o Pleno.News, é o responsável pelo comentário.