No Brics, Putin responsabiliza “certos países” por crises globais
Presidente russo tenta contornar sanções impostas por países ocidentais
Pleno.News - 23/06/2022 12h03 | atualizado em 23/06/2022 12h09

O presidente da Rússia, Vladimir Putin, defendeu, nesta quinta-feira (23), que o Brics atue como um agente fundamental para a criação de um sistema multipolar no mundo.
– A Rússia está pronta para desenvolver ainda mais a cooperação multilateral com Brasil, Índia, China e África do Sul e promover o papel global dos países que formam os Brics, – afirmou, em discurso durante a reunião de líderes do grupo.
Sem citar nomes, Putin voltou a responsabilizar “certos países” pelos principais desafios globais no momento. Ele se referiu às sanções ocidentais impostas contra Moscou, em retaliação pela invasão da Ucrânia.
– Apenas com base em uma cooperação honesta e vantajosa para todos poderemos encontrar uma saída para esta situação de crise que afeta a economia mundial devido às ações egoístas e imprudentes de alguns países – declarou o líder russo.
A Cúpula do Brics reúne Brasil, Rússia, Índia, China e África do Sul. Em razão da política de tolerância zero para a Covid-19 de Pequim, o evento acontece de forma virtual.
*Com informações da AELeia também1 Na Cúpula do Brics, Bolsonaro elogia parceria com a China
2 Guedes sobre economia mundial: "Dias piores à frente"
3 Chefe da Otan diz que guerra na Ucrânia pode durar anos
4 Talibã apela ao mundo após terremoto: "Ajudem os afegãos"
5 OMS avalia decretar varíola dos macacos como emergência de saúde global