Leia também:
X Feminista fica seminua no Muro das Lamentações e é presa

Nicarágua retira nacionalidade de bispo e outras 90 pessoas

Medida ocorreu nesta quarta-feira

Pleno.News - 16/02/2023 09h28 | atualizado em 16/02/2023 12h09

Ditador Daniel Ortega Foto: EFE/Jorge Torres

Nesta quarta-feira (15), as autoridades da Nicarágua retiraram a nacionalidade de 94 pessoas, entre elas os escritores Sergio Ramírez e Gioconda Belli, o bispo auxiliar de Manágua, Silvio Báez, e o ex-comandante da revolução, Luis Carrión.

A decisão também afetou o ex-chanceler Norman Caldera, o ex-magistrado sandinista Rafael Solís; o ex-embaixador da Organização dos Estados Americanos (OEA) Arturo McFields; o jornalista Carlos Fernando Chamorro; e outros 86 nicaraguenses acusados ​​de crimes considerados “traição à pátria”, segundo uma sentença da Corte de Apelações de Manágua.

Na resolução, lida pelo magistrado Ernesto Rodríguez, também se ordena “a imobilização e confisco a favor do Estado da Nicarágua de todos os bens imóveis e empresas que os réus tenham registrados em seu favor, quer a título pessoal, quer como pessoa coletiva ou sociedade em que participem como sócios, para responder pelos crimes cometidos”.

Além disso, os réus foram declarados foragidos da Justiça e estão proibidos de ocupar cargos públicos ou eletivos.

O juiz Rodríguez disse que os 94 nicaraguenses foram acusados ​​pelo Ministério Público dos crimes de formação de quadrilha para atentar contra a integridade nacional em concurso real com o delito de difusão de notícias falsas, tudo em detrimento do Estado e da sociedade da Nicarágua.

Os magistrados da Corte de Apelações de Manágua explicaram que tomaram essa decisão com base na “Lei Especial que regula a perda da nacionalidade nicaraguense”, aprovada de forma expressa na quinta-feira passada, bem como na Lei de Defesa dos Direitos do Povo à Independência, Soberania e Autodeterminação para a Paz, publicada em 22 de dezembro de 2020.

A Nicarágua vive desde abril de 2018 uma crise política e social que se agravou após as polêmicas eleições gerais de 7 de novembro de 2021, nas quais Ortega foi reeleito para um quinto mandato, o quarto consecutivo e o segundo junto com sua esposa, Rosario Murillo, como vice-presidente, com seus principais adversários na prisão ou no exílio.

*EFE

Leia também1 EUA: Mover em Asbury desperta alunos de outras universidades
2 OMS promete "fazer tudo" para encontrar origem da Covid-19
3 Culto ininterrupto em Asbury tem fila para entrar na capela
4 Igreja se torna abrigo na Turquia e recebe vítimas do terremoto
5 Raquel Welch, lendária atriz de Hollywood, morre aos 82 anos

Siga-nos nas nossas redes!
WhatsApp
Entre e receba as notícias do dia
Entrar no Canal
Telegram Entre e receba as notícias do dia Entrar no Grupo
O autor da mensagem, e não o Pleno.News, é o responsável pelo comentário.